Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Incêndio destrói estação brasileira na Antártica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/02/2012


Casa de máquinas

Uma explosão seguida de incêndio pode ter destruído toda a Estação Antártica Comandante Ferraz, que o Brasil mantém na Antártica desde 1984.

Segundos relatos ainda não oficiais, o incêndio, ocorrido na madrugada deste sábado, teria começado na casa de máquinas, onde ficam os geradores.

O suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos morreram no acidente, enquanto o primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros ficou ferido e foi atendido na base polonesa Arctowski.

Havia cerca de 60 pessoas na estação, incluindo os militares e civis ligados à Marinha, e 30 pesquisadores. Todos foram socorridos e retirados do local por helicópteros da Marinha do Chile e levados para a Estação Eduardo Frei, pertencente àquele país.

A Força Aérea da Argentina ofereceu apoio e está transportando os brasileiros para Punta Arenas, onde um avião da Força Aérea Brasileira irá buscá-los.

Perdas científicas

Segundo nota da Marinha do Brasil, alguns militares permaneceram na Estação Comandante Ferraz.

A nota também destaca que o incêndio não havia sido controlado, o que parece confirmar as informações de que a estação brasileira, de 2.600 metros quadrados, teria sido totalmente destruída.

Como a evacuação dos pesquisadores foi feita em caráter de emergência, todos os experimentos científicos realizados na estação podem ter sido afetados ou inteiramente perdidos.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação emitiu nota lamentando o acidente e a morte dos dois brasileiros, e reafirmando a necessidade de que as pesquisas na região sejam mantidas.

"O ministro Marco Antonio Raupp vem neste momento se solidarizar com os trabalhadores da Estação Comandante Ferraz e seus familiares, e com os cientistas de todo o país, e reafirmar seu empenho em manter, sem interrupções, em parceria com a Marinha, as importantes pesquisas realizadas pelo Brasil na região," diz a nota.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Marítima
  • Monitoramento Ambiental
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Geração de Energia

Mais tópicos