Plantão

Índia perde contato com sonda lunar após experiência com NASA

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/08/2009

Índia encerra missão à Lua após perder contato com sonda

[Imagem: ISRO]

Sem contato

A agência espacial da Índia deu por encerrada a missão da sonda espacial Chandrayaan-1, a primeira que o país enviou à Lua, apenas um dia depois de ter perdido com o contato com a sonda.

"Nós não temos contato (...) e tivemos de encerrar (...)", disse o chefe da ISRO (Indian Space Research Organisation), a organização de pesquisas espaciais da Índia.

A sonda Chandrayaan-1 foi lançada em outubro do ano passado em uma missão de exploração de dois anos. A perda de contato deu-se no dia 29 de Agosto, à 01h30, no horário local.

A missão da sonda indiana completou 312 dias no espaço, durante os quais foram completadas 3.400 órbitas em torno da Lua.

Missão conjunta

Na semana passada, a sonda Chandrayaan-1 havia feito uma experiência inédita em conjunto com a sonda LRO, da NASA, que foi reposicionada para se alinhar com a órbita da sonda indiana.

Não há qualquer indício de que a perda de contato com a Chandrayaan-1 tenha alguma conexão com o experimento, uma vez que sua trajetória não sofreu qualquer alteração.

O experimento foi possível porque as duas sondas possuem um instrumento fabricado pela NASA que funciona como um radar (Synthetic Aperture Radar - SAR). A sonda indiana foi utilizada para enviar os sinais, enquanto a LRO os captava.

Depois de alinhadas, as duas sondas foram apontadas para a cratera Erlanger ao mesmo tempo, coletando dados durante quatro minutos. As duas agências espaciais noticiaram que o experimento foi um sucesso, embora os dados ainda estejam sendo analisados e as conclusões só deverão ser apresentadas nas próximas semanas. O objetivo era localizar sinais de água no fundo da cratera.

Mapeamento tridimensional

Apesar do encerramento abrupto da missão, o chefe da ISRO, G. Madhavan Nair, disse a jornalistas que o projeto tinha sido um sucesso e que 95% dos seus objetivos haviam sido atingidos.

"Conseguimos coletar um grande volume de informações, incluindo 70 mil imagens da Lua", ele acrescentou. O maior objetivo da missão era fazer um mapeamento tridimensional da superfície lunar e a detecção da distribuição de elementos químicos e minerais que compõem a Lua.