Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Justiça autoriza Microsoft a derrubar rede de envio de spam

BBC - 26/02/2010

Justiça autoriza Microsoft a derrubar rede de envio de spam
Esquema de funcionamento de uma botnet, usada para enviar mensagens de e-mail não solicitadas, os chamados spam.
[Imagem: Tom-b]

Rede do mal

A gigante de informática Microsoft vai tentar desligar uma rede de computadores que seria responsável pelo envio de mais de 1,5 bilhão de mensagens diárias de lixo eletrônico.

A empresa foi autorizada por um tribunal americano a fechar 277 domínios da internet que, segundo a Microsoft, seriam os controladores de uma rede botnet, termo que no jargão dos hackers, significa uma série de computadores infectados e controlados por vírus.

Botnets

O fechamento dos domínios da botnet Waledac deve, segundo a empresa americana, liberar 90 mil computadores particulares que estariam enviando o chamado spam sem o conhecimento dos proprietários.

Um estudo recente da Microsoft descobriu que entre 3 e 21 de dezembro, "aproximadamente 651 milhões de e-mails de spam provenientes da Waledac foram enviados a contas de Hotmail".

A Waledac seria uma das dez maiores botnets dos Estados Unidos.

Já foi

Geralmente, as máquinas usadas neste tipo de rede pirata são infectadas por vírus ou chamados "vermes" (worms) sem que os seus proprietários saibam.

A Microsoft afirma que, embora na prática já tenha fechado a rede, milhares de computadores ainda podem estar infectados e sugere que internautas usem programas antivírus.

A decisão judicial foi parte de uma operação batizada de "b49", que, de acordo com a Microsoft, durou meses e envolveu a agência de inteligência Shadowserver, a Universidade de Washington e a empresa de segurança cibernética Symantec.

Marco legal

A ordem do juiz de um tribunal em Alexandria, no estado americano de Virgínia, obriga a empresa Verisign, que administra o domínio .com a fechar temporariamente os domínios envolvidos.

A Microsoft classificou a decisão de "marco legal".

"Essa ação cortou rápida e eficientemente o tráfego para a Waledac no nível do domínio registrado .com, comprometendo a conexão entre os centros de comando e controle da botnet e seus milhares de computadores zumbis em todo o mundo."

Para os usários que se preocupam se sua máquina está infectada e participando de uma rede botnet, os especialistas recomendam as seguintes medidas:

  • Usar programas antivírus e antispyware.
  • Atualizar os filtros pelo menos uma vez por semana.
  • Instalar um firewall e verificar se ele está ligado.
  • Verificar se o sistema tem as últimas atualizações.
  • Explicar à família os riscos.
  • Monitorar atividades da família no computador e ficar alerta a ataques.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Segurança da Informação
  • Software e Programação
  • Computadores
  • Transmissão de Dados

Mais tópicos