Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Lançada primeira tecnologia de realidade virtual integral

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/03/2009

Lançada primeira tecnologia de realidade virtual integral
Prof. David Howard usando o seu capacete de virtualidade real, capaz de ativar os cinco sentidos e criar uma sensação de realidade para os ambientes virtuais.
[Imagem: EPSRC]

Pesquisadores ingleses apresentaram um novo sistema de realidade virtual que permite que o usuário, além de ver, ouvir e tocar os objetos, também sinta os sabores e cheiros associados com a cena virtual na qual ele está imerso.

Virtualidade real

Segundo os pesquisadores das universidades de York e Warwick, a nova tecnologia é uma evolução da Realidade Virtual, criando uma Virtualidade Real, levando as sensações integrais vislumbradas em mundo virtual aos cinco sentidos do usuário.

O termo virtualidade real foi cunhado para expressar a intenção dos pesquisadores em oferecer uma experiência "real" na qual todos os sentidos são estimulados de tal forma que o usuário perceba a experiência na forma de uma sensação de imersão total, durante a qual ele não deverá ser capaz de dizer se está em um mundo virtual ou no mundo real.

Casulo virtual

O protótipo agora apresentado tem a forma de um capacete, mas os pesquisadores planejam construir um casulo virtual, onde o usuário utilizará também as tecnologias de movimentação para andar livremente pelo ambiente virtual (veja também Piso inteligente se movimenta para simular realidade virtual).

O capacete contém todo o aparelho eletrônico e de processamento necessário para mostrar as imagens e distribuir o som, o que significa que o usuário não precisa ficar limitado por fios, que poderiam restringir seus movimentos e quebrar a sensação de "virtualidade real."

Cheiros e gostos artificiais

"Os cheiros serão gerados eletronicamente por meio de uma técnica pioneira criada por Alan Chalmers e sua equipe da Universidade de Warwick, que irá liberar uma quantidade pré-determinada de cheiro quando necessário, a partir de um pequeno recipiente. O gosto e o cheiro são estreitamente ligados, mas nós queremos oferecer também uma sensação de textura relacionado a algo que esteja na boca," explica o pesquisador David Howard.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Realidade Virtual
  • Imagens 3-D
  • Telas e Monitores
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos