Plantão

Lançamento do Discovery é adiado por defeito em válvula

Lançamento do Discovery é adiado por defeito em válvula
O ponto azul mostra a localização da válvula defeituosa que causou o adiamento da missão do ônibus espacial Discovery.[Imagem: NASA]

Um defeito em uma válvula de abastecimento de combustível do ônibus espacial Discovery causou o adiamento do lançamento que estava previsto para a madrugada desta quarta-feira.

A próxima tentativa de lançamento será na sexta-feira, dia 28, às 13h22, no horário de Brasília.

Problemas em uma válvula de descarga do excesso de hidrogênio já causaram pelo menos três adiamentos no lançamento dos ônibus espaciais em 2009. Naquelas ocasiões, o defeito ocorreu em uma válvula no tanque principal do ônibus espacial, de cor laranja.

Desta vez, porém, a válvula que apresentou vazamento está localizada no próprio ônibus espacial, em sua parte traseira. Ela é utilizada para abastecer os tanques internos da nave com o combustível necessário para as manobras no espaço.

Como a válvula está localizada na parte externa da nave, os técnicos terão acesso a ela ainda no dia de hoje, sem a necessidade de movimentação do ônibus espacial para fora da torre de lançamento.

Este é o segundo adiamento da missão STS-128, que marca o início de uma fase na qual os voos terão as missões científicas como principais objetivos - veja Discovery iniciará fase científica das missões dos ônibus espaciais.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas