Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

A luz da Lua, como você nunca viu antes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/12/2010

A luz da Lua, como você nunca viu antes
Quanto mais clara é a área, mais iluminação ela recebeu ao longo do período.
[Imagem: NASA/LROC Team]

Sombra e luz

Este "mapa de iluminação" foi construído a partir de mais de 1.700 fotografias tiradas da mesma área do Pólo Sul da Lua, captadas pela sonda LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter) durante um período de seis meses.

O objetivo deste mapa é mostrar o nível de iluminação em cada ponto do Pólo Sul - na verdade, a LRO está produzindo mapas de iluminação também do Pólo Norte da Lua, uma informação importante para futuras missões exploratórias.

O eixo de rotação da Lua tem uma inclinação de apenas 1,54 ° (em comparação com 23,5 ° da Terra).

Isto deixa algumas áreas próximas aos pólos em permanente sombra, enquanto outras regiões vizinhas permanecem iluminadas na maior parte do ano.

Um dos principais objetivos científicos da LRO é identificar estas regiões de forma inequívoca - já pensou mandar uma sonda com painéis solares pousar em uma área e só depois descobrir que ela fica na sombra mais tempo do que se acreditava?

Quanto mais clara é a área, mais iluminação ela recebeu ao longo do período. Neste caso foram seis meses, mas a LRO está fazendo também mapas mensais e anuais dos pólos lunares.

Mapa de iluminação

Em um período de seis meses - o que corresponde a seis dias lunares - a LRO capturou 1.700 imagens do Pólo Sul, sempre cobrindo a mesma área.

Cada imagem foi projetada e convertida em uma imagem binária - se o solo estava iluminado o pixel foi definido como um, e se estava sombreado o pixel foi definido como zero - criando uma diferenciação entre regiões iluminadas e regiões sombreadas.

Todas as imagens binárias foram sobrepostas para criar uma imagem final, em que cada pixel assumiu um valor equivalente à porcentagem do tempo (seis meses) em que ele ficou 0 (sombreado) ou 1 (iluminado).

Estava pronto o mapa de iluminação, mostrado acima.

Esta não é a primeira vez que a LRO produz uma imagem da Lua do tipo "como você nunca viu antes".

Há menos de três meses, a sonda da NASA fez um mapa inédito das crateras da Lua, que permitiu que os cientistas descobrissem populações distintas de asteroides que atingiram nosso satélite.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Sensores
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos