Espaço

A luz da Lua, como você nunca viu antes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/12/2010

A luz da Lua, como você nunca viu antes
Quanto mais clara é a área, mais iluminação ela recebeu ao longo do período.
[Imagem: NASA/LROC Team]

Sombra e luz

Este "mapa de iluminação" foi construído a partir de mais de 1.700 fotografias tiradas da mesma área do Pólo Sul da Lua, captadas pela sonda LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter) durante um período de seis meses.

O objetivo deste mapa é mostrar o nível de iluminação em cada ponto do Pólo Sul - na verdade, a LRO está produzindo mapas de iluminação também do Pólo Norte da Lua, uma informação importante para futuras missões exploratórias.

O eixo de rotação da Lua tem uma inclinação de apenas 1,54 ° (em comparação com 23,5 ° da Terra).

Isto deixa algumas áreas próximas aos pólos em permanente sombra, enquanto outras regiões vizinhas permanecem iluminadas na maior parte do ano.

Um dos principais objetivos científicos da LRO é identificar estas regiões de forma inequívoca - já pensou mandar uma sonda com painéis solares pousar em uma área e só depois descobrir que ela fica na sombra mais tempo do que se acreditava?

Quanto mais clara é a área, mais iluminação ela recebeu ao longo do período. Neste caso foram seis meses, mas a LRO está fazendo também mapas mensais e anuais dos pólos lunares.

Mapa de iluminação

Em um período de seis meses - o que corresponde a seis dias lunares - a LRO capturou 1.700 imagens do Pólo Sul, sempre cobrindo a mesma área.

Cada imagem foi projetada e convertida em uma imagem binária - se o solo estava iluminado o pixel foi definido como um, e se estava sombreado o pixel foi definido como zero - criando uma diferenciação entre regiões iluminadas e regiões sombreadas.

Todas as imagens binárias foram sobrepostas para criar uma imagem final, em que cada pixel assumiu um valor equivalente à porcentagem do tempo (seis meses) em que ele ficou 0 (sombreado) ou 1 (iluminado).

Estava pronto o mapa de iluminação, mostrado acima.

Esta não é a primeira vez que a LRO produz uma imagem da Lua do tipo "como você nunca viu antes".

Há menos de três meses, a sonda da NASA fez um mapa inédito das crateras da Lua, que permitiu que os cientistas descobrissem populações distintas de asteroides que atingiram nosso satélite.