Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Mineral comum em Marte é encontrado na Antártica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/02/2021

Mineral comum em Marte e raro na Terra é encontrado na Antártica
Morfologia dos grãos de jarosita, encontrados no meio das amostras de gelo coletadas na Antártica.
[Imagem: Giovanni Baccolo et al. - 10.1038/s41467-020-20705-z]

Jarosita

Geólogos encontraram no meio de testemunhos de gelo coletados na Antártica um mineral que é muito raro na Terra, mas que tem sido facilmente encontrado em Marte pelo robô Opportunity.

A descoberta é significativa porque encontrar o mineral, chamado jarosita, envolvido com formações de gelo na Terra vai reforçar teorias que tentam explicar os canais de Marte por antigos depósitos de diferentes tipos de gelo - não necessariamente gelo de água.

A jarosita é um sulfato hidratado de ferro e potássio, sendo muito rara na Terra, encontrada geralmente nos rejeitos de mineração que tenham sido expostos ao ar e à chuva.

Giovanni Baccolo e seus colegas da Universidade Milano-Bicocca, na Itália, sugerem que o mineral tenha-se formado na Antártica em bolsas de gelo que também continham pequenas quantidades de poeira, formando uma espécie de salmoura onde reações químicas provocaram o surgimento do mineral.

Teorias sobre gelo em Marte

Quando a jarosita foi encontrada em Marte, em 2004, houve muita empolgação na NASA e em todo o mundo porque pesquisas anteriores haviam mostrado que a água deve estar presente para a formação da jarosita.

As teorias para explicar como ela pode ter-se originado em Marte não tardaram. Alguns cientistas sugeriram que ela pode ter sido deixada para trás enquanto a água salgada de um antigo oceano evaporou. Outros sugeriram que Marte pode ter sido coberto por um enorme manto de gelo há bilhões de anos.

Mas havia também quem já apostasse que a jarosita poderia ter-se formado em bolsas de gelo se a cobertura de gelo crescesse lentamente, com poeira soprando sobre ela aos poucos e continuamente. Na época em que a teoria foi formulada era difícil testá-la porque não havia nenhum registro da formação da jarosita dessa forma em nenhum outro lugar, nem mesmo aqui na Terra.

Agora que o mineral foi encontrado nas profundezas da Antártica, esta última teoria ganha destaque por contar com um registro de observação.

O único senão é que o gelo na Antártica contém quantidades muito pequenas de jarosita, enquanto em Marte o mineral é encontrado na forma de placas grandes sobre o solo, indicando que o processo geoquímico em Marte pode não ser o mesmo que ocorre na Antártica. Ou pode haver grandes placas de jarosita no solo da Antártica abaixo da camada de gelo, o que é mais difícil de verificar.

Bibliografia:

Artigo: Jarosite formation in deep Antarctic ice provides a window into acidic, water-limited weathering on Mars
Autores: Giovanni Baccolo, Barbara Delmonte, P. B. Niles, Giannantonio Cibin, Elena Di Stefano, Dariush Hampai, Lindsay Keller, Valter Maggi, Augusto Marcelli, Joseph Michalski, Christopher Snead, Massimo Frezzotti
Revista: Nature Communications
Vol.: 12, Article number: 436
DOI: 10.1038/s41467-020-20705-z
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Marte
  • Mineração
  • Monitoramento Ambiental
  • Exploração Espacial

Mais tópicos