Espaço

NASA e Microsoft divulgarão imagens do Universo pela Internet

NASA e Microsoft divulgarão imagens do Universo pela Internet
Cratera Proctor em Marte, uma das imagens que serão disponibilizadas no Telescópio Virtual.[Imagem: NASA/JPL/University of Arizona]

A NASA e a Microsoft assinaram um acordo para disponibilizar dados e imagens planetárias ao público por meio da Internet. Pelo acordo, as duas empresas desenvolverão a tecnologia e a infraestrutura necessárias para disponibilizar o conteúdo mais interessante da NASA por meio do Telescópio Virtual Online da Microsoft.

Imagens científicas

O conteúdo a ser disponibilizado incluirá imagens científicas de alta resolução e dados coletados nas pesquisas mais recentes sobre Marte e a Lua, incluindo as informações coletadas pela sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter).

O projeto exigirá o processamento de mais de 100 terabytes de dados, o equivalente ao conteúdo de 20.000 DVDs. As informações deverão estar disponíveis no WorldWide Telescope da Microsoft até o final de 2009.

Também serão disponibilizadas imagens da câmera a bordo da sonda lunar LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter), todas inéditas até o momento. Por enquanto, apenas os cientistas têm acesso a estas imagens para efetuar suas pesquisas. Somente depois que eles tiverem submetidos seus artigos para publicação as imagens serão disponibilizadas ao público.

Telescópios virtuais

O WorldWide Telescope é um ambiente de visualização 2.0 que funciona como um telescópio virtual, juntando imagens de telescópios terrestres e espaciais para permitir uma exploração contínua do Universo.

O Google Earth também já disponibiliza um sistema de exploração virtual de Marte, por meio de um acordo entre a NASA e o Google, desde o início de 2009.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas