Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

NASA escolhe estufa para alimentar astronautas em Marte

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/05/2019

NASA escolhe estufa para alimentar astronautas em Marte
Estufa Demetra, projetada para alimentar quatro astronautas em uma missão de 600 dias a Marte.
[Imagem: Thayer School of Engineering]

Produzir alimentos no espaço

Esta estufa poderá um dia se tornar a base de fazendas espaciais em bases na Lua, em Marte, ou mesmo no interior de naves espaciais de longo alcance.

Ela foi a vencedora de um concurso promovido pela NASA, chamado "Desafio Grandes Ideias", que busca soluções inovadoras para viabilizar a exploração espacial de longo prazo.

A estufa foi batizada de Demeter - Demetra, na mitologia grega, é a deusa da colheita e da agricultura.

A fazenda espacial é capaz de cultivar oito plantas alimentícias - couve, soja, batata-doce, batata, brócolis, morango, trigo e junça, uma planta que produz um tubérculo conhecido como chufa, que tem um sabor parecido com o das nozes.

O sistema hidropônico rotativo foi projetado para fornecer alimento suficiente para uma tripulação de quatro pessoas em uma missão de 600 dias - a Marte, por exemplo.

Os membros da equipe vencedora, ligados à Universidade Darmouth, nos EUA, agora vão passar um período nos laboratórios e oficinas da NASA para transferir a tecnologia.

"A equipe de Dartmouth usou engenharia de sistemas de alto nível em todo o projeto. Tudo foi apresentado de uma maneira muito crível. O design parece muito eficaz para o que precisa fazer e também tem um bom potencial para recreação. Eu achei que, no geral, está muito bem feito," disse Kevin Kempton, da NASA.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Biotecnologia
  • Marte
  • Monitoramento Ambiental

Mais tópicos