Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

NASA revela imagem completa de cratera escura no Pólo Sul da Lua

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/09/2023

NASA revela imagem completa de cratera escura no Pólo Sul da Lua
Mosaico da Cratera Shackleton, no Pólo Sul da Lua.
[Imagem: LROC/ShadowCam-NASA/KARI/ASU]

Fotografando a escuridão

A NASA divulgou uma imagem composta - um mosaico feito a partir de inúmeras fotos de duas sondas espaciais - de uma cratera permanentemente sombreada no Pólo Sul da Lua.

O Pólo Sul lunar transformou-se no centro das atenções de uma nova corrida espacial rumo ao nosso satélite devido à possibilidade de existência de gelo de água no fundo frio dessas crateras.

Infelizmente, a imagem não dá qualquer indício da presença de água congelada nos níveis que a agência espacial norte-americana vem alardeando ao longo dos anos.

O mosaico da cratera Shackleton foi criado com imagens capturadas pela sonda espacial LROC (Lunar Reconnaissance Orbiter Camera), que está em operação desde 2009, e pela ShadowCam (câmera das sombras), um instrumento da NASA a bordo da sonda coreana chamada Danuri, lançada em agosto de 2022.

A LROC consegue capturar imagens detalhadas da superfície lunar, mas tem capacidade limitada de fotografar regiões permanentemente sombreadas da Lua, que nunca recebem luz solar direta.

A ShadowCam é 200 vezes mais sensível à luz do que a LROC e pode operar com sucesso nessas condições de pouca luz, revelando características e detalhes do terreno que não são visíveis à LROC - a ShadowCam usa a luz solar refletida nas características geológicas lunares ou na Terra para capturar imagens nas sombras. Mas essa sensibilidade a torna inadequada para capturar imagens de partes da Lua diretamente iluminadas, porque isso produz imagens saturadas.

Com cada câmara otimizada para condições de iluminação específicas encontradas perto dos pólos lunares, os cientistas então combinaram imagens de ambos os instrumentos para criar um mapa visual abrangente do terreno e das características geológicas das partes mais brilhantes e mais escuras da Lua.

No ano passado, a NASA lançou uma sonda dotada de uma lanterna a laser para iluminar o fundo das crateras da Lua e procurar por água, mas a sonda não funcionou.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Sondas Espaciais
  • Exploração Espacial
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos