Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Novo planeta detectado em torno da estrela mais próxima do Sol

Com informações do ESO - 10/02/2022

Novo planeta detectado em torno da estrela mais próxima do Sol
Concepção artística do Próxima d, um candidato a planeta que orbita a estrela anã vermelha Próxima Centauro, a estrela mais próxima do Sistema Solar.
[Imagem: ESO/L. Calçada]

Próxima d

Astrônomos encontraram sinais da existência de outro planeta em órbita de Próxima Centauro, a estrela mais próxima do nosso Sistema Solar, a pouco mais de 4 anos-luz de distância.

Este candidato a planeta é o terceiro detectado neste sistema planetário e o mais leve descoberto até agora em órbita desta estrela.

Com apenas um quarto da massa da Terra, o planeta também é um dos exoplanetas mais leves já encontrados.

"Esta descoberta nos mostra que a nossa estrela vizinha mais próxima parece ter em sua órbita uma quantidade de planetas interessantes, ao alcance de mais estudos e futuras explorações," comentou João Faria, pesquisador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, em Portugal.

A descoberta foi feita com o VLT (Very Large Telescope), do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile.

Planetas próximos

O planeta recém-descoberto, que recebeu o nome de Próxima d, orbita a estrela Próxima Centauro a uma distância de cerca de quatro milhões de quilômetros, ou seja, menos de um décimo da distância entre Mercúrio e o Sol.

O planeta orbita está aquém da zona habitável da estrela - a região em torno da estrela onde pode existir água líquida à superfície de um planeta - e demora apenas cinco dias para completar uma órbita em torno da estrela.

Já se conheciam dois outros planetas dessa estrela: Próxima b, um planeta com uma massa comparável à da Terra que orbita a estrela a cada 11 dias e que se encontra na sua zona habitável, e o planeta candidato Próxima c, que executa uma órbita mais longa, de cinco anos, em torno da estrela.

Velocidade radial

Com apenas um quarto da massa da Terra, o recém-descoberto Próxima d é o exoplaneta mais leve já medido usando a técnica de velocidade radial, ultrapassando um planeta recentemente descoberto no sistema planetário L 98-59.

A técnica funciona captando pequenas oscilações no movimento de uma estrela criada pela atração gravitacional de um planeta em órbita. O efeito da gravidade de Próxima d é tão pequeno que só faz com que Próxima Centauro se mova para frente e para trás cerca de 40 centímetros por segundo (1,44 km/h).

"Este resultado é extremamente importante", diz Pedro Figueira, cientista do instrumento ESPRESSO do ESO, Chile. "Isso mostra que a técnica da velocidade radial tem o potencial de revelar uma população de planetas leves, como o nosso, que devem ser os mais abundantes em nossa galáxia e que podem potencialmente hospedar a vida como a conhecemos".

Bibliografia:

Artigo: A candidate short-period sub-Earth orbiting Proxima Centauri
Autores: J. P. Faria, A. Suárez Mascareño, P. Figueira, A. M. Silva, M. Damasso, O. Demangeon, F. Pepe, N. C. Santos, R. Rebolo, S. Cristiani, V. Adibekyan, Y. Alibert, R. Allart, S. C. C. Barros, A. Cabral, V. D’Odorico, P. Di Marcantonio, X. Dumusque, D. Ehrenreich, J. I. González Hernández, N. Hara, J. Lillo-Box, G. Lo Curto, C. Lovis, C. J. A. P. Martins, D. Mégevand, A. Mehner, G. Micela, P. Molaro, N. J. Nunes, E. Pallé, E. Poretti, S. G. Sousa, A. Sozzetti, H. Tabernero, S. Udry, M. R. Zapatero Osorio
Revista: Astronomy & Astrophysics
DOI: 10.1051/0004-6361/202142337
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Universo e Cosmologia
  • Exploração Espacial

Mais tópicos