Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Novo robô que NASA enviará a Marte é batizado: Perseverança

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/03/2020

Novo robô que NASA enviará a Marte é batizado: Perseverança
O rover Perseverança irá pousar na cratera Jezero em Fevereiro de 2021.
[Imagem: NASA/JPL-Caltech]

Perseverança em Marte

O próximo robô que a NASA enviará a Marte já tem um nome: Perseverança (Perseverance).

O nome foi escolhido dentre 28.000 sugestões apresentadas por estudantes em um concurso promovido pela agência espacial. Perseverança foi a sugestão de Alexander Mather, da cidade de Burke, na Virgínia.

O evento segue a tradição de batizar os robôs enviados ao planeta vermelho com sugestões enviadas por crianças em idade escolar, do Sojourner em 1997 aos rovers Espírito (Spirit) e Oportunidade (Opportunity), que desembarcaram em Marte em 2004, e o Curiosidade (Curiosity), que explora o planeta desde 2012.

A nova missão, que até agora era conhecida como Marte 2020 (Mars 2020), deverá ser lançada entre os dias 17 de Julho e 5 de Agosto deste ano, pousando em Marte em Fevereiro de 2021.

O robô Perseverança pesa 1.043 quilogramas e tem o tamanho de um carro pequeno (3 metros de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,2 metros de altura).

Entre os objetivos mais esperados da missão está um instrumento projetado especificamente para procurar por vida microbiana que possa ter existido no passado marciano, em especial fósseis incrustados em rochas.

O robô também irá coletar as rochas mais interessantes que encontrar para que elas possam ser recolhidas por uma futura missão e trazidas à Terra.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Espaciais
  • Marte
  • Exploração Espacial
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos