Plantão

Ônibus espacial Endeavour parte para última missão

Com informações da NASA e Agências - 16/05/2011

Ônibus espacial Endeavour parte para última missão
Este é o último voo do ônibus espacial Endeavour.
[Imagem: NASA]

O ônibus espacial Endeavour foi lançado na manhã desta segunda-feira nos Estados Unidos, iniciando sua última missão.

Busca pela antimatéria

O ônibus espacial leva um equipamento de US$ 2 bilhões de dólares, que será usado para experiências de física, o Espectrômetro Magnético Alfa (AMS, na sigla em inglês).

O observatório vai verificar sistematicamente os raios cósmicos em busca do anti-universo, um universo formado por antimatéria, uma antimatéria que deveria ter sido criada pelo Big Bang na mesma proporção que a matéria ordinária.

Além disso, o Endeavour também leva peças de reposição para a Estação Espacial Internacional.

Táxi espacial

Quando o Endeavour voltar de sua missão, o único ônibus espacial em atividade da frota da Nasa será o Atlantis, que deverá fazer sua última missão em julho.

Após o final dos 30 anos do programa de ônibus espaciais, a Nasa deverá usar as cápsulas Soyuz, da Rússia, para levar seus astronautas para a Estação Espacial Internacional.

Além disso, várias companhias privadas preparam-se para participar das viagens espaciais a partir do meio da década.

A Nasa vai comprar assentos nestes "táxis" de astronautas.

Este plano deve liberar recursos para que a Nasa construa um sistema de lançamento espacial capaz de viajar além da Estação Espacial Internacional, para a Lua, asteroides e para Marte.