Plantão

Placas tectônicas de gelo em lua de Júpiter

Com informações do Jornal da Unicamp - 26/09/2014

Placas tectônicas de gelo em lua de Júpiter
Em Europa, as placas tectônicas seriam de gelo.
[Imagem: Ted Stryk/Galileo Project/JPL/NASA]

Europa é uma lua de Júpiter dominada por um enorme oceano coberto por uma crosta de gelo e um dos principais focos de especulação sobre a possibilidade de vida fora da Terra.

Agora cientistas acreditam ter encontrado sinais de que a lua tem um sistema semelhante ao das placas tectônicas que formam a superfície do nosso planeta.

A conclusão é resultado da análise de imagens feitas pela sonda Galileu, da NASA.

Na Terra, as placas tectônicas, que "sustentam" os continentes, são feitas de rocha. O material que as compõe emerge, derretido, das profundezas da Terra, no fundo do mar, e solidifica-se.

Quando as placas se encontram, pode acontecer de a borda de uma delas mergulhar sob a outra, num processo chamado subdução.

Em Europa, as placas são de gelo. Cientistas já haviam visto a expansão do material congelado, à medida que água do oceano brotava de fissuras na superfície e se solidificava, mas ainda não tinham observado o fenômeno de subdução. Isso foi feito agora, em imagens da Galileu.

"Europa pode ser mais semelhante à Terra do que imaginávamos", disse, por meio de nota, um dos autores do artigo, Simon Kattenhorn, da Universidade de Idaho. "Esta descoberta não só faz dela um dos corpos mais interessantes do sistema solar, do ponto de vista geológico, mas também implica uma comunicação de mão dupla entre a superfície e o oceano, um processo com implicações significativas para o potencial de Europa como mundo habitável".

Artigo: Evidence for subduction in the ice shell of Europa