Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Prêmio Finep de Inovação tem inovações em 2008

Agência Fapesp - 06/05/2008


A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançará nesta semana a nova versão do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, que passa a se chamar "Prêmio Finep de Inovação".

Categorias

A partir de agora, o prêmio terá seis categorias: média empresa, pequena empresa, instituição de C&T, tecnologia social, grande empresa e inventor inovador. As inscrições podem ser feitas até 28 de agosto. Os concorrentes podem ter orientação para escrever o projeto, que será analisado em até 90 dias depois de apresentado.

Além do troféu, os vencedores podem receber recursos da Finep para a implementação de projetos de inovação, que variam de R$ 500 mil a R$ 10 milhões. As empresas terão a oportunidade de concorrer aos recursos em uma linha de financiamento que contempla apenas os vencedores regionais e nacionais do Prêmio Finep, mas o aporte não é garantido ou imediato.

Perfil inovador das empresas

As categorias do prêmio também sofreram mudanças. Produto e Processo, primeiras categorias criadas, em 1998, ainda na região Sul, não serão mais disputadas individualmente. O prêmio passa a privilegiar, essencialmente, o perfil inovador de empresas - considerando seu porte - e instituições de ciência e tecnologia. Para isso, os critérios de julgamento foram alterados e passaram a ter pesos distintos.

A partir desta edição, o foco será também a carteira de clientes da Finep, cujas inovações já estejam implementadas. Entre os clientes da Finep sairá o vencedor nacional na categoria Grande Empresa, selecionado por uma comissão formada por representantes da instituição.

A categoria, que até 2007 aceitava inscrições de empresas de todo o País, passa a ter a mesma dinâmica aplicada no julgamento dos Inventores Inovadores, cujos vencedores são selecionados do banco de dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inovação nas Empresas
  • Investimentos
  • Sites de Pesquisa
  • Políticas de Ciência e Tecnologia

Mais tópicos