Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

12ª edição do Prêmio de Iniciação Científica e Tecnológica

Com informações do Cnpq - 16/07/2014


O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) lançou a 12ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica 2014.

As categorias que envolvem a premiação estão voltadas para as três grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes.

Os premiados receberão R$ 7 mil em dinheiro, bolsas de mestrado e passagens aéreas e hospedagens para participar da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2015.

O Prêmio é destinado aos bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

A iniciativa tem como objetivo estimular bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica que se destacaram durante o ano pela relevância e qualidade do seu relatório final e as instituições participantes do Pibic que contribuíram para alcançar os objetivos do programa.

Bolsa de Iniciação Científica

A bolsa de Iniciação Científica é uma modalidade concedida pelo CNPq desde sua fundação, em 1951. O principal objetivo da bolsa era, inicialmente, despertar jovens talentos para a ciência. Ao longo do tempo, os objetivos dessa modalidade foram ampliados e diversificados.

Atualmente, a Iniciação Científica e Tecnológica é concedida por meio de programas institucionais via Chamadas Públicas de propostas lançadas periodicamente e por quotas de pesquisadores.

Os programas institucionais dirigidos aos estudantes do Ensino Superior são: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af), e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (Pibiti).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Software Livre
  • Sites de Pesquisa

Mais tópicos