Meio ambiente

Geólogos começam a acertar previsão de terremotos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/10/2011

Geólogos começam a acertar previsão de terremotos
Os geólogos conseguiram acertar 17 de 22 áreas atingidas por terremotos em um período de cinco anos.
[Imagem: Jeremy Douglas Zechar/RELM]

Em um futuro próximo, moradores de regiões geologicamente mais ativas poderão assistir às previsões de terremotos pela TV, como ocorre hoje com as previsões do tempo.

Previsão de terremotos

Se medir as variações do tempo é difícil, com ventos, nuvens, temperatura e tudo o mais facilmente mensurável, muito mais difícil é prever o que vai acontecer nas camadas internas da Terra, onde o homem não tem acesso.

Mas os geólogos não têm descansado, e agora estão colhendo os primeiros resultados.

Observando uma área de alto risco, as previsões de que um terremoto irá acontecer em um determinado período já são 10 vezes mais precisas do que uma previsão aleatória.

A conclusão é resultado de um desafio lançado pelo Centro de Terremotos do Sul da Califórnia em 2005.

Vai tremer ou não vai?

Para participar, os cientistas deviam prever a probabilidade da ocorrência de um terremoto, de magnitude 4,95 ou maior, entre 1º de Janeiro de 2006 e 31 de Dezembro de 2010.

A área do estado da Califórnia foi dividida em 8.000 quadrados, ou células, e os cientistas deviam apontar em quais células os terremotos ocorreriam e quando.

Durante esse período, terremotos atingiram 22 das 8.000 células, com o maior deles alcançado 7,2 de magnitude, em Abril de 2010.

Nesta semana, os organizadores publicaram um artigo científico comparando os resultados e dando seu veredito.

Probabilidade de terremotos

As previsões de todos os 7 grupos participantes apresentaram alguma utilidade.

A previsão mais precisa foi a apresentada pela equipe da Universidade da Califórnia em Davis, que acertou 17 das 22 áreas efetivamente atingidas e apontou o maior risco em 8 delas.

Os cientistas esperam agora que o trabalho inicie uma discussão mais ampla entre os geólogos que permita a construção, primeiro, de parâmetros para julgar quando uma previsão é melhor do que a outra e, segundo, de índices de probabilidade de terremotos que possam finalmente ser anunciados à população.

Artigo: Results of the Regional Earthquake Likelihood Models (RELM) test of earthquake forecasts in California