Espaço

Primeira foto de um buraco negro agora é um filme

Com informações da Nature - 29/09/2020

Primeira foto de um buraco negro agora é um filme
Série de imagens construída por dados observacionais e modelagem matemática.
[Imagem: EHT/Compilação Nature]

Filme do buraco negro

Desde que fizeram a primeira imagem de um buraco negro, há pouco mais de um ano, os astrônomos continuaram trabalhando e já captaram várias poses do buraco negro.

E as fotos mostram que o buraco negro é tudo, menos estático.

A aparência dos arredores do buraco negro muda ao longo do tempo à medida que sua gravidade agita o material ao redor, criando um turbilhão que muda constantemente.

Em uma compilação das diversas fotos, feita pela revista Nature, o "filme" mostra uma bolha de luz assimétrica girando em torno do Powehi, o buraco negro supermassivo no centro da galáxia M87.

É claro que nem tudo são imagens: além dos dados do Telescópio Horizonte de Eventos, a equipe usou modelos matemáticos para mostrar como o entorno do buraco negro evolui ao longo do tempo.

"Embora dependa em parte de conjecturas, o resultado fornece aos astrônomos uma rica visão do comportamento dos buracos negros, cuja intensa gravidade suga a matéria e a luz ao seu redor," diz o artigo da Nature.

"Como o fluxo de matéria que cai em um buraco negro é turbulento, podemos ver que o anel oscila com o tempo," disse Maciek Wielgus, radioastrônomo da Universidade de Harvard, nos EUA.

A equipe espera que a campanha de observações do próximo ano inclua novidades, com as primeiras observações usando radiação de comprimento de onda mais curto. Embora seja mais difícil ver através da atmosfera da Terra nessa faixa, ela promete melhorar a resolução das imagens. "Chegaríamos ainda mais perto dessa sombra do buraco negro e obteríamos imagens mais nítidas," disse Sara Issaoun, membro do EHT.

Artigo: Monitoring the Morphology of M87* in 2009-2017 with the Event Horizon Telescope
Autores: Maciek Wielgus et al.
Revista: The Astrophysical Journal