Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Programa sequestra pixels para controlar aplicativos comerciais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/03/2010

Programa sequestra pixels para controlar aplicativos comerciais
A técnica consiste em "sequestrar" o controle do monitor, usando um software que se coloca entre o programa cuja aparência se quer controlar e a própria tela.
[Imagem: PreFab]

Todos os programas livres?

Que tal se todos os programas de computador fossem livres, de código aberto?

Qualquer programador poderia então ser capaz de adicionar funcionalidades personalizadas ao Microsoft Word, ao Adobe Photoshop, ao iTunes ou a qualquer outro programa.

Este é um sonho virtualmente impossível, apesar dos inúmeros projetos de código aberto que reproduzem grande parte das funcionalidades desses programas comerciais.

Sequestrando os pixels

Mas logo será possível mexer na aparência de todos esses programas comerciais, sem violar qualquer patente ou propriedade intelectual dos fabricantes de software.

A possibilidade foi criada pelo projeto PreFab, idealizado por um grupo de cientistas da computação da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

"A Microsoft e a Apple não estão caminhando rumo ao código livre. Mas elas criam programas que colocam pixels na tela. E se pudermos modificar os pixels, então nós podemos mudar o comportamento aparente do programa," explica o professor James Fogarty.

A técnica consiste em "sequestrar" o controle do monitor, usando um software que se coloca entre o programa cuja aparência se quer controlar e a própria tela.

Personalização de programas comerciais

"Nós realmente vemos isto como um primeiro passo rumo a um cenário onde qualquer pessoa poderá modificar qualquer aplicação," diz Fogarty. "Em certo sentido, isso já tem acontecido nos aplicativos online. Você chegou a essa cultura dos mash-up na web porque todo mundo pode ver o HTML. Mas isso ainda não se tornou possível nos aplicativos locais."

Hoje, uma única página da web pode incluir um mapa do Google, um vídeo do YouTube e uma lista das últimas manchetes do noticiário. É isto que o professor Fogarty quer viabilizar com os aplicativos comerciais.

"Digamos que eu esteja escrevendo um documento no Microsoft Word, mas quero ouvir música ao mesmo tempo," explica Morgan Dixon, coautor do projeto. Em vez de ficar alternando entre as janelas do Word e do iTunes, o PreFab permite a inclusão de alguns botões do iTunes diretamente na barra de ferramentas do Word.

Ferramentas de acessibilidade

Programa altera aparência de aplicativos comerciais
O PreFab permite a inclusão de funcionalidades para deficientes, como o cursor bolha, que se expande para mostrar um botão que estiver nas imediações.
[Imagem: PreFab]

A técnica pode ser utilizada também para inserir funcionalidades criadas por programas especializados, mas que ainda não estão disponíveis nos aplicativos comerciais.

Essa possibilidade é especialmente atraente para as ferramentas de acessibilidade. Muitas delas, segundo os pesquisadores, estão empoeirando nos laboratórios de pesquisas ao redor do mundo, sem chegarem aos usuários.

Uma dessas ferramentas, por exemplo, o cursor bolha, destaca o botão próximo a ele, tornando mais fácil para as pessoas com deficiência clicarem nele sem precisar colocar o ponteiro do mouse exatamente em cima do botão.

"A comunidade científica pesquisa a interação humano-computador há 30 anos, buscando formas de tornar os computadores mais acessíveis a pessoas com deficiência. Mas nenhuma técnica é perfeita para todos os deficientes," disse Fogarty. "É por isso que você não encontra essas ferramentas no mercado."

Em seus experimentos, Fogarty e Dixon mostraram a primeira implementação de um cursor bolha em vários aplicativos comerciais. E, segundo eles, o mesmo poderá ser feito para várias outras ferramentas de acessibilidade.

Controle da interface

A ferramenta tira proveito do fato de que quase todas as telas dos programas consistem de blocos pré-fabricados de código, tais como botões, barras, caixas de seleção e menus. O Prefab analisa cada um desses blocos até 20 vezes por segundo, alterando o seu comportamento.

O sistema pode, por exemplo, traduzir a interface de um programa para um idioma diferente, ou reordenar os menus para facilitar o acesso aos comandos mais usados. Efeitos mais avançados também são possíveis, como a criação de múltiplas visualizações de uma mesma imagem no Photoshop.

Mais informações sobre o Prefab podem ser obtidas no site do projeto, no endereço www.cs.washington.edu/homes/jfogarty/research/prefab/.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Software Livre
  • Computadores
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos