Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Radiotelescópio de Arecibo sofre novo acidente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/11/2020

Radiotelescópio de Arecibo sofre novo acidente
Esta é uma imagem do acidente que ocorreu em Arecibo em Agosto. A instituição ainda não divulgou fotos do novo acidente.
[Imagem: UCF/Arecibo]

Rompimento de cabo

O radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, acaba de sofrer mais um acidente, o que deverá manter uma das instalações de astronomia mais famosas do mundo inoperante por um tempo maior do que se imagina a princípio.

Em agosto passado, um cabo de aço partiu-se, destruindo parcialmente a antena do radiotelescópio.

Agora, apenas uma semana antes do início das obras para conserto dos estragos, um segundo cabo de sustentação partiu-se, causando danos ainda maiores e levantando preocupações sobre a estabilidade de toda a estrutura.

A principal suspeita é que a redistribuição de carga devida ao rompimento do primeiro cabo causou o colapso deste segundo ponto de sustentação - os dois cabos estavam ligados à mesma torre de suporte.

Se a suspeita estiver correta, teme-se que haja um efeito em cascata que possa atrapalhar ou os trabalhos de conserto. Até o momento, não se sabe se o conserto do primeiro cabo poderá ser realizado nestas novas condições.

"Certamente não é o que queríamos ver, mas o importante é que ninguém saiu ferido," disse Francisco Cordova, diretor do observatório. "Temos sido cuidadosos em nossas avaliações e priorizamos a segurança no planejamento dos reparos que deveriam começar na terça-feira. Agora isso. Há muita incerteza até que possamos estabilizar a estrutura. Toda a nossa atenção está centrada nisso. Estamos avaliando a situação com nossos especialistas e espero ter mais para compartilhar em breve."

Como ação de emergência, a equipe espera conseguir reduzir a tensão nos cabos restantes da torre e instalar reforços de aço para aliviar temporariamente parte da carga adicional que está sendo distribuída entre os cabos restantes.

Segundo Cordova, especialistas estão sendo mobilizados para fazer o trabalho o mais rápido possível e estão sendo feitas tratativas para tentar agilizar a chegada de dois novos cabos que já estavam encomendados.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telescópios
  • Antenas
  • Metais e Ligas
  • Músculos Artificiais

Mais tópicos