Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Destaques e Imagens

Raio-trator gravitacional pode salvar a Terra

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/09/2008

Raio-trator gravitacional pode salvar a Terra

[Imagem: NASA]

Agora é oficial. Nada de mísseis ou bombas atômicas. A NASA concluiu que, quando a Terra for ameaçada pelo impacto de um grande asteróide, a melhor defesa poderá ser um raio-trator gravitacional. A idéia havia sido apresentada em 2005, mas somente agora os cientistas terminaram uma análise conclusiva sobre a proposta.

Raio-trator gravitacional

Depois de inúmeras simulações em computador, os cientistas concluíram que uma nave de apenas 1 tonelada é capaz de desviar um asteróide de 140 metros de diâmetro que esteja em rota de colisão com a Terra, mesmo que ele esteja girando em alta velocidade.

A nave exercerá uma suave força gravitacional - o chamado raio-trator gravitacional - sobre o asteróide, o suficiente para alterar sua velocidade em 0,22 micrômetros por segundo a cada dia. Isto é o suficiente para retirar o asteróide da região conhecida como cone de impacto, que o traria de encontro à Terra.

Impacto profundo

Os cientistas afirmaram também que uma abordagem híbrida poderá ser mais eficiente em casos de asteróides maiores.

Uma primeira sonda se chocaria diretamente com o asteróide. Isto o induziria a uma mudança de rota, mas de forma totalmente descontrolada. Há o risco de que ele se centralize ainda mais no rumo da Terra, mas os pesquisadores acreditam que as probabilidades contam a nosso favor, sendo muito mais provável que ele se desvie.

A segunda espaçonave, com seu efeito de raio-trator gravitacional, se colocaria então a apenas 150 metros do asteróide, fazendo a correção de curso final de forma controlada.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sondas Espaciais
  • Corpos Celestes
  • Universo e Cosmologia
  • Foguetes

Mais tópicos