Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Riscos na pintura do carro somem ao Sol em 30 minutos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/08/2022

Riscos na pintura do carro somem quando expostos ao sol
O revestimento protetor autocurável para veículos também é ecologicamente correto.
[Imagem: KRICT]

Revestimento para carros com autoconserto

Pesquisadores coreanos desenvolveram um material de revestimento transparente, similar a um verniz, que se cura sozinho de riscos e arranhões, bastando para isso ser exposto ao Sol.

O material também é durável o suficiente para se falar em aplicações práticas, com desempenho similar ao de revestimentos protetores disponíveis hoje no comércio.

Ele se autoconserta de riscos e rachaduras em cerca de 30 minutos quando é exposto à luz solar - particularmente ao componente do infravermelho próximo, na faixa de comprimentos de onda de 1.000 a 1.100 nm. Quando exposto a luz forte focalizada, o autoconserto levou menos de 30 segundos.

Quando a luz solar é absorvida pelo material, sua temperatura aumenta à medida que a energia do infravermelho é convertida em energia térmica. A autocura de um arranhão superficial é obtida pela dissociação e recombinação das ligações químicas na estrutura do polímero.

Da Hae Son e colegas do Instituto de Pesquisa de Tecnologia Química da Coreia partiram de um verniz de revestimento comercial, ao qual eles adicionaram uma ligação química dinâmica (estrutura de ureia impedida) que pode repetir a decomposição e recombinação da estrutura do polímero.

Finalmente foi adicionado um corante fototérmico transparente, para que a ligação química dinâmica possa ocorrer ativamente após a exposição à luz solar.

Riscos na pintura do carro somem quando expostos ao sol
Os testes foram feitos em uma miniatura, que foi revestida, riscada e então exposta ao Sol, autoconsertando-se em meia hora.
[Imagem: KRICT]

Revestimento com autocura

Embora já tenham sido implementadas funções de autorregeneração usando corantes fototérmicos, as demonstrações anteriores tipicamente se basearam em materiais inorgânicos, que são difíceis de aplicar industrialmente, uma vez que o material de revestimento deve ser transparente para não afetar a cor do veículo ou outro objeto no qual for aplicado.

Além disso, os materiais inorgânicos requerem uma grande quantidade de energia luminosa para produzir um efeito fototérmico.

"A tecnologia que desenvolvemos é uma plataforma tecnológica que sintetiza materiais de revestimento autorregenerativos usando materiais poliméricos comerciais baratos e corantes fototérmicos. Esperamos que ela seja amplamente utilizada não apenas em vernizes automotivos, mas também em várias outras aplicações," disse o professor Jin Chul Kim.

Entre essas outras aplicações, o pesquisador cita objetos de consumo, como celulares e notebooks, e revestimentos e tintas para materiais de construção.

Bibliografia:

Artigo: Fast, Localized, and Low-Energy Consumption Self-Healing of Automotive Clearcoats Using a Photothermal Effect Triggered by NIR Radiation
Autores: Da Hae Son, Hyoung Eun Bae, Mi Ju Bae, Sang-Ho Lee, In Woo Cheong, Young Il Park, Ji-Eun Jeong, Jin Chul Kim
Revista: ACS Applied Polymer Materials
Vol.: 4, 5, 3802-3810
DOI: 10.1021/acsapm.1c01768
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Tintas
  • Veículos
  • Tecnologia Automotiva
  • Polímeros

Mais tópicos