Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô YouCube soluciona cubo mágico em poucos minutos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/12/2007

Robô YouCube soluciona cubo mágico em poucos minutos

A empresa Kawasaki apresentou ao mundo o seu robô YouCube, capaz de solucionar qualquer disposição do famoso Cubo de Rubik em poucos movimentos. O robô utiliza um sistema de visão artificial para detectar a posição de cada uma das etiquetas coloridas no cubo e um software especificamente projetado para desempenhar a tarefa.

Cérebro e braços

O YouCube é praticamente só "cérebro" e braços. Um monitor LCD faz as vezees de cabeça, mostrando a interação do robô com o problema a ser resolvido e o seu funcionamento. O aspecto rudimentar do restante do robô, tipo decoração de parque de diversões, não esconde o fato de que seu corpo é mesmo meramente decorativo - ele não é capaz de se levantar e sair andando, como os outros robôs japoneses com aspecto humanóide.

Visão artificial

O destaque do YouCube é o seu sistema de visão artificial, baseado em uma tecnologia proprietária da Kawasaki, chamado KiperH - Kawasaki High-speed Image Processing Equipment for Robot. O programa é uma implementação de inteligência artificial que consegue retirar das imagens geradas pelas câmeras a informação que é relevante para que o robô desempenhe sua tarefa.

O desempenho do programa é admirável. Quem trabalha em automação industrial, que exige o reconhecimento de padrões em imagens digitais, sabe a dificuldade de se calibrar um software para que ele detecte tão somente o contorno dos objetos. Detectar cores tão parecidas como aquelas presentes em um cubo mágico é um feito nada desprezível.

PC embutido

O software, que roda em um PC embutido no corpo do robô, não serve apenas para solucionar o Cubo de Rubik, mas para virtualmente qualquer outro trabalho que exija a manipulação, seleção e separação de objetos. Quando termina seu trabalho, o robô levanta os braços e comemora em voz alta, por meio dos sintetizadores de voz instalados no mesmo computador.

Cubo mágico

O recorde de velocidade do YouCube para solução do cubo mágico é de três minutos. Dois pesquisadores norte-americanos recentemente demonstraram que é possível resolver qualquer combinação do cubo em apenas 26 movimentos (veja Cubo Mágico é solucionado com 26 movimentos).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Robôs Assistentes
  • Inteligência Artificial
  • Software e Programação

Mais tópicos