Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Sinal misterioso de civilização alienígena ainda sem confirmação

Com informações da New Scientist - 01/09/2016

Sinal misterioso de pretensos alienígenas ainda sem confirmação
Apesar da correria aos telescópios e radiotelescópios, o sinal ainda não pode ser confirmado.
[Imagem: Seth Shostak/SETI Institute]

Sinal alienígena

A comunidade astronômica entrou em polvorosa nesta semana, ante a notícia de que um radiotelescópio operado pela Academia de Ciências da Rússia detectou um sinal que poderia indicar a presença de uma civilização extraterrestre inteligente.

Embora só agora a notícia tenha chegado ao SETI (Busca por Inteligências Extraterrestres), o sinal foi detectado em 15 de maio de 2015, aparentemente originando-se da estrela HD 164595, na constelação de Hércules. Até o momento, apenas um planeta mais ou menos do tamanho de Netuno foi detectado em torno dessa estrela.

Astrônomos de todo o mundo correram para seus observatórios para tentar confirmar o sinal. Os esforços continuam, mas, até agora, não foi possível nenhuma confirmação dos ETs.

Sorte ou interferência

Em um relatório informal divulgado pela seção do SETI instalada na Universidade de Berkeley, a equipe relata que varreu todos os dados arquivados no catálogo do Observatório de Radioastronomia Naval, mas não encontrou nada, o que é inesperado se o sinal fosse real.

Isto sugere que, ou a equipe russa foi "ou extremamente sortuda de detectar essa fonte nas suas observações, ou que o transiente é devido à interferência local ou outras questões de calibração," escrevem Steve Croft e seus colegas.

A equipe do Telescópio Green Bank também começou a observar a estrela desde a noite de domingo. Eles não detectaram qualquer emissão contínua ainda, mas salientam que suas observações não são suficientes para descartar a existência do sinal, já que o observatório russo também detectou apenas um pico de emissão, e não uma emissão contínua.

Notícias chegando

O chefão do SETI, Seth Shostak, que garante que "vamos encontrar vida no espaço neste século", também colocou sua equipe para observar a estrela com a rede de radiotelescópios Allen, mas eles ainda não conseguiram analisar todos os dados.

E Douglas Vakoch, o presidente de um grupo que não está interessado apenas em ouvir sinais de vida extraterrestre inteligente, mas também de enviar mensagens para os alienígenas, anunciou que usará um telescópio óptico no Panamá para observar a estrela. Infelizmente, uma série de tempestades está atingindo a área, devendo continuar por vários dias.

Assim, embora nenhuma confirmação tenha sido detectada até agora, as notícias sobre os eventuais alienígenas da estrela HD 164595 continuarão chegando.

Uma outra estrela, a KIC 8462852, continua sendo alvo de observações constantes em busca de eventuais sinais de uma megaestrutura alienígena, graças ao seu comportamento inusitado, ainda sem explicações convincentes.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Universo e Cosmologia
  • Telescópios
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos