Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Descoberto sistema planetário parecido com jogo de sinuca

Peter Dunn+44 (0) 7767 - 10/11/2010

Descoberto sistema planetário parecido com jogo de sinuca
Dada a forma geral do sistema, e como que este sistema de estrelas deve ter surgido, os membros britânicos da equipe propuseram uma analogia com o jogo de sinuca.
[Imagem: Mark A. Garlick/University of Warwick]

Bolas coloridas

Um grupo internacional de astrônomos descobriu um sistema de estrelas incomum que, segundo eles, se parece com um jogo de sinuca.

O sistema estelar binário chama-se NN Serpentis, está localizado a 1.670 anos-luz da Terra.

O sistema estelar binário é formado por uma anã vermelha e uma anã branca, que orbitam velozmente uma em torno da outra, em uma órbita extremamente apertada.

Por sorte, a Terra fica no mesmo plano que este sistema de estrelas binárias, permitindo ver a anã vermelha, que é maior, eclipsar a anã branca a cada 3 horas e 7 minutos.

É a mesma situação que permitiu a descoberta da maior estrela de nêutrons conhecida até hoje, anunciada há poucos dias - ela é tão grande que se acreditava ser impossível haver uma estrela daquele tipo com tamanha massa.

Gigantes gasosos

No sistema NN Serpentis, os astrônomos já tinham indícios da existência de pelo menos um planeta orbitando as duas estrelas.

Agora, eles utilizaram estes eclipses incrivelmente frequentes para detectar um padrão de irregularidades pequeno, mas significativo, na órbita das estrelas.

Segundo a equipe, este padrão deve ser devido à presença e influência gravitacional de dois grandes planetas gigantes gasosos.

O gigante gasoso com maior massa tem cerca de 6 vezes a massa de Júpiter e orbita a estrela binária a cada 15,5 anos. O outro planeta orbita a cada 7,75 anos e tem cerca de 1,6 vezes a massa de Júpiter.

Falta de poesia

Dada a forma geral do sistema, e como que este sistema de estrelas deve ter surgido, os membros britânicos da equipe propuseram uma analogia com o jogo de sinuca.

"Os dois gigantes gasosos têm massas diferentes, mas eles podem realmente ter aproximadamente o mesmo tamanho, e de fato podem ter aproximadamente o mesmo tamanho da anã vermelha que orbitam. Se eles seguirem os padrões que vemos em nosso próprio Sistema Solar, com os gigantes gasosos possuindo uma cor dominante amarela ou azul, então é difícil fugir da imagem deste sistema como sendo uma mesa gigantesca de sinuca com uma bola vermelha, duas bolas coloridas, e uma 'bola branca anã'," viaja o Dr. Tom Marsh, da Universidade de Warwick.

Bibliografia:

Artigo: Two planets orbiting the recently formed post-common envelope binary NN Serpentis
Autores: S. Dreizler, T. R. Marsh, S. G. Parsons, D. E. Winget, G. F. Miller, M. R. Schreiber, W. Kley, V. S. Dhillon, S. P. Littlefair, C. M. Copperwheat, J. J. Hermes
Revista: Astronomy and Astrophysics
Data: November 2010
Vol.: 521 L60 (2010)
DOI: 10.1051/0004-6361/201015472
Link: http://arxiv.org/abs/1010.3608
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Universo e Cosmologia
  • Telescópios
  • Robôs Espaciais

Mais tópicos