Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Sonda choca-se contra a Lua sem levantar nuvem de poeira

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/10/2009

Sonda choca-se contra a Lua sem levantar nuvem de poeira
Polo Sul da Lua, mostrando o local do impacto da sonda LCROSS.
[Imagem: NASA]

A sonda espacial LCROSS, da NASA, chocou-se contra o polo Sul da Lua no início desta manhã, deixando uma nuvem de decepção e preocupação.

Impacto sem espetáculo

Os cientistas esperavam ver uma nuvem de poeira levantar-se do local do impacto, mas nada pode ser visto. A melhor foto preliminar transformou uma espetacular nuvem de quilômetros de altura - que se esperava ver, mas que não se formou - em meros quatro pixels de uma imagem em baixa resolução.

A primeira hipótese para o "não-acontecido" é que o local do impacto seja mais rochoso do que se esperava. O local foi cuidadosamente selecionado com vistas a levantar a maior quantidade de poeira e detritos possível.

Inicialmente a NASA havia escolhido a cratera Cabeus A como alvo para o impacto da LCROSS. Mas uma análise mais detalhada, incluindo dados de outras sondas, fez com que o alvo fosse alterado na última hora, em busca da maior concentração possível de hidrogênio - o principal objetivo da missão era encontrar sinais de água no interior das crateras extremamente frias.

Mergulhando na poeira

A LCROSS era formada por duas partes. A primeira consistia no último estágio do foguete que a lançou ao espaço, chamado Centauro. A segunda era a sonda propriamente dita.

As duas se separaram algumas horas antes do impacto. Logo depois a LCROSS acionou seus foguetes em uma manobra de frenagem que a deixou cerca de 600 quilômetros de distância do projétil Centauro. Isso criou um atraso de cerca de 4 minutos entre o projétil e a sonda.

Com os dois segmentos seguindo o mesmo curso, o objetivo era que a LCROSS observasse a nuvem de poeira e detritos levantada pelo Centauro.

Olhos do Hubble

O fato de não ter sido observada a nuvem de poeira esperada, embora tenha causado uma decepção inicial, não significa que a missão tenha fracassado inteiramente. Somente a análise dos dados, enviados durante os quatro minutos entre os dois impactos, poderá revelar o que foi possível coletar, uma vez que a maioria dos instrumentos não dependia da luz visível para fazerem seu trabalho.

A LCROSS possuía dois espectrômetros na faixa do infravermelho próximo, um espectrômetro na faixa visível e ultravioleta, duas câmeras de infravermelho médio, duas câmeras de infravermelho próximo, uma câmera visível e um fotômetro de alta velocidade na faixa da luz visível.

Outras sondas espaciais, observatórios da Terra e até o Telescópio Espacial Hubble estavam observando o local e também podem ter coletado dados importantes.

A NASA programou uma conferência sobre os resultados preliminares para as próximas horas, quando os cientistas darão suas primeiras impressões sobre os resultados da missão.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sondas Espaciais
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos