Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Sonda lunar detecta vida no Planeta Azul

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/08/2009

Sonda lunar detecta vida no Planeta Azul
Imagens da Terra captadas pela sonda LCROSS a uma distância de aproximadamente 360.000 km.
[Imagem: NASA/Ames Research Center]

Há, possivelmente, vida na Terra

Uma sonda espacial orbitando a Lua detectou sinais de vida na Terra! Seus instrumentos científicos ultraprecisos detectaram, na atmosfera do planeta azul, sinais de água, ozônio, metano, oxigênio, dióxido de carbono e, possivelmente, vegetação!

Não, você não leu errado e isto não é uma brincadeira. Mas é um treinamento. É o "treinamento" dos instrumentos científicos a bordo da sonda lunar LCROSS, cujo principal objetivo é localizar água na Lua.

Impacto profundo na Lua

Para tentar encontrar água nas crateras congeladas da Lua, o último estágio do foguete Atlas que colocou a LCROSS no espaço será usado como um projétil que deverá alvejar uma cratera no lado escuro da Lua.

A própria sonda estará logo atrás, na mesma rota do projétil, e usará seus instrumentos científicos para mapear a "assinatura química" da poeira lunar que se levantará em razão do impacto.

Etapa de calibração

Todos os instrumentos científicos a bordo das naves e sondas espaciais precisam passar por um período mais ou menos longo de calibragem, durante o qual os cientistas se certificam de que os equipamentos estão se adaptando bem às condições do espaço.

No último sábado, os cientistas responsáveis pela LCROSS resolveram fazer o teste definitivo da precisão dos seus instrumentos. Eles viraram a sonda para a Terra e procuraram traços dos mesmos elementos que estão procurando na Lua. E, bingo!, há chances realmente muito grandes de haver vida na Terra, disseram os instrumentos.

Olhando a Terra do espaço

Durante o exercício, os cientistas comprovaram o funcionamento de todos os instrumentos científicos, checaram seu alinhamento e fizeram a calibração final dos comprimentos de onda captados.

"A olhada para a Terra foi um sucesso," disse Tony Colaprete, coordenador da LCROSS. "Os instrumentos estão todos funcionando bem e as equipes científicas foram capazes de coletar dados adicionais que irão nos ajudar a refinar nossas calibrações desses instrumentos."

O choque da LCROSS com a superfície lunar está previsto para acontecer no próximo dia 9 de Outubro.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sondas Espaciais
  • Universo e Cosmologia
  • Corpos Celestes
  • Exploração Espacial

Mais tópicos