Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

SpaceX quer instalar janela panorâmica no nariz da cápsula Dragon

Com informações da Agência Brasil - 01/04/2021

SpaceX quer instalar janela panorâmica no nariz da cápsula Dragon
Visualização artística de uma cúpula monolítica transparente no nariz de uma nave Dragon.
[Imagem: SpaceX]

Janela na Dragon

A SpaceX está planejando colocar uma cúpula transparente no nariz da cápsula Dragon.

A informação foi dada por um dos quatro turistas espaciais inscritos para o primeiro voo turístico organizado pela empresa, mas a SpaceX já confirmou a construção da cúpula e diz que projetou uma espetacular janela em vidro para a Dragon.

A estrutura transparente será instalada no nariz da nave e teria a mesma finalidade da cúpula existente na Estação Espacial Internacional: Permitir aos tripulantes ter uma visão mais ampla sobre a Terra e o espaço em volta.

Isso mostra que a empresa está apostando pesado no turismo espacial, com uma solução que pode ajudar a atrair mais clientes. Uma janela totalmente transparente ofereceria uma experiência de visualização do espaço incomparável na história dos voos espaciais.

Tecnologia desconhecida

A cúpula da Dragon terá uma proporção aproximada de 1 x 2 metros, incluindo seu suporte estrutural. A janela transparente propriamente dita terá um diâmetro de 80 centímetros e uma profundidade de cerca de 50 centímetros.

Ter uma janela panorâmica espacial significa liberdade de visão para quem viaja no espaço, mas tipicamente exige proteções: O projeto inicial da Cúpula da ISS também era fazer uma estrutura totalmente transparente, mas a versão final acabou cheia de estruturas de suporte.

A janela da ISS conta ainda com estruturas metálicas em forma de pétalas dobráveis, que servem como escudos contra micrometeoritos quando o módulo não está em uso. Já a cúpula de vidro da Dragon terá como proteção o nariz da nave.

Também ainda não está totalmente esclarecido de que material será feita a nova janela, já que cúpulas grandes, monolíticas e à prova de micrometeoritos são uma tecnologia que ainda não existe.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Estação Espacial Internacional
  • Foguetes
  • Vidros

Mais tópicos