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Supercarro com turbina ou foguete com rodas?

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/09/2015

Supercarro com turbina ou foguete com rodas?

[Imagem: Bloodhound SSC/Divulgação]

Recorde mundial de velocidade

O carro supersônico Bloodhound foi finalmente apresentado ao público depois de vários anos de desenvolvimento.

Mas ele ainda não está pronto: a equipe afirma precisar de mais US$25 milhões para bancar os gastos em 2016.

Se conseguir o dinheiro, a equipe planeja atingir 1.287 km/h no dia 15 de outubro do próximo ano. Em 2017, o objetivo é alcançar 1.610 km/h e esticar ainda mais o recorde de velocidade de veículos terrestres.

O atual recorde pertence a outro carro britânico, o Thrust SSC, que atingiu 1,228 km/h em 1997.

O painel de um lado do carro foi removido, para deixar à mostra suas partes internas. O veículo agora exposto corresponde a 95% do Bloodhound final, que ainda aguarda a instalação do sistema de foguete, um dos seus três motores, e uma série de outros acessórios.

Supercarro com turbina ou foguete com rodas?

[Imagem: Bloodhound SSC/Divulgação]

Motor de avião

Para chegar aos 1.610 km/h, o veículo contará com a força de uma turbina de aviões Eurofighter Typhoon, fabricado pela Rolls-Royce, e de um foguete híbrido Nammo, produzido na Noruega.

O terceiro motor é um Jaguar V8, que servirá como bomba de combustível, para injetar as substâncias comburentes no foguete - para se ter uma ideia, as bombas de combustível dos ônibus espaciais poderiam lançar jatos de combustível a 64 km de altitude.

A maior incerteza técnica sobre o projeto envolve justamente o sistema de abastecimento e o foguete, mas todos os elementos do veículo ainda precisam ser testados.

"Estamos trabalhando para ter um teste do sistema de abastecimento na Grã-Bretanha feito até o Natal deste ano, e depois iremos à Noruega. Queremos testar os foguetes em janeiro e fevereiro," disse Mark Chapman, engenheiro-chefe do projeto.

Supercarro com turbina ou foguete com rodas?

[Imagem: Bloodhound SSC/Divulgação]

Piloto de avião

Se tudo der certo, o Bloodhound fará alguns testes em baixa velocidade no aeroporto da Cornualha, na Grã-Bretanha, usando o motor Eurofighter. Ali, o carro atingirá 320 km/h.

A partir da metade de 2016, os trabalhos serão na África do Sul, em uma pista especialmente construída para ele.

O piloto do veículo será o comandante Andy Green, da Força Área britânica. Foi ele quem dirigiu o Thrust SSC que quebrou a velocidade do som no deserto do Nevada, nos Estados Unidos, quando atingiu a velocidade de 1.227,985 km/h em 15 de outubro de 1997.

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