Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Tecnologia VoIP permite assinatura de contratos pelo telefone

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/02/2010

Tecnologia VoIP permite assinatura de contratos pelo telefone
O programa vai dividindo a chamada telefônica em intervalos e agregando a cada pacote de dados os metadados correspondentes à assinatura digital.
[Imagem: Wikimedia/BroadVoice]

A telefonia via internet passou rapidamente de um produto de nicho para a tecnologia padrão usada pelas empresas em suas comunicações.

Mesmo entre os provedores de telefonia a tecnologia Voz sobre IP, ou VoIP, tornou-se a base dos serviços prestados, permitindo tarifas mais baixas e funções adicionais, como a integração entre correios de voz e e-mail.

Novas formas de negócios

Pesquisadores alemães acreditam que não há porque dar por encerrada a fusão entre telefonia e internet. Segundo eles, a tecnologia VoIP permite o lançamento de novas formas de negócios e novos serviços muito mais seguros do que as formas tradicionais.

Uma dessas possibilidades é a celebração ou a alteração de contratos diretamente pelo telefone.

Os especialistas em segurança da informação do Instituto Fraunhofer desenvolveram um software que torna real essa possibilidade. O programa garante um arquivamento das chamadas telefônicas VoIP com validade jurídica, à prova de falsificações e facilmente recuperável.

Contratos pelo telefone

O campo de aplicação da assinatura de contratos pelo telefone é bem conhecido: uma empresa conversa com o seu gerente de banco pelo telefone e acerta uma operação. O bancário pressiona o botão de gravação do seu telefone, gerando imediatamente um pedido de confirmação da empresa.

Se o cliente concorda com a gravação, o registro começa imediatamente, em conformidade com o princípio VoIP, que é baseado na tecnologia de assinatura digital.

O programa vai dividindo a chamada telefônica em intervalos e agregando a cada pacote de dados os metadados correspondentes à assinatura digital. Para evitar que os pacotes individuais sejam armazenados na ordem errada, cada intervalo recebe um "selo" codificado distinto.

Dessa forma, a VoIP combina todas as informações importantes em uma ligação telefônica gravada como uma cadeia indivisível. Quaisquer alterações posteriores na chamada poderão ser imediatamente identificadas, não importando quando essa eventual alteração for feita.

Assinatura eletrônica de contratos

Segundo os pesquisadores, a assinatura eletrônica de contratos via VoIP é adequada para todas as situações em que empresas, entidades públicas, bancos ou companhias de seguros pretendam armazenar chamadas telefônicas com uma técnica à prova de falsificação, a fim de dirimir quaisquer incertezas jurídicas posteriores.

Mas eles aventam outras possibilidades, com o registro de "atas eletrônicas" de tarefas que envolvam múltiplos atores, cada um com sua carga de responsabilidade - as conversas em uma sala de cirurgias, por exemplo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Segurança da Informação
  • Transmissão de Dados
  • Software e Programação
  • Inovação nas Empresas

Mais tópicos