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Mecânica

Tecnologias podem reduzir emissão de poluentes por navios

Com informações da Agência USP - 21/12/2011

Tecnologias podem reduzir emissão de poluentes por navios
Entre as alternativas analisadas para que os navios economizem combustível estão a energia eólica, a energia solar, as células de combustível e os sistemas híbridos.
[Imagem: Solar Sailor]

Óleo pesado

Os navios de grande porte podem ser mais eficientes e menos poluidores se essa preocupação estiver presente desde a fase de projeto.

É o que demonstraram Gilberto Dória do Valle Filho e Hernani Luiz Brinati, da Escola Politécnica da USP.

Os pesquisadores se concentraram no uso de tecnologias que possibilitem economia ou substituição dos combustíveis fósseis.

Os navios queimam o chamado óleo pesado, um óleo mais viscoso e mais poluente do que o óleo diesel usados nos caminhões.

Os navios emitem poluição equivalente à metade da frota mundial de carros, o que tem levado à proibição de navegação em regiões costeiras daqueles mais poluentes.

"O intuito principal do trabalho foi apresentar as alternativas de médio e longo prazo para reduzir e substituir o combustível fóssil usado nos navios de grande porte", conta Dória.

Células de Combustível

Entre as alternativas analisadas estão a energia eólica, a energia solar, as células de combustível e os sistemas híbridos.

"Utilizamos a análise exergética, que é a ferramenta termodinâmica adequada para tratar problemas em relação ao meio ambiente, já que este também foi um dos focos do estudo", conta o engenheiro, "pois a análise exergética, diferente do enfoque energético, está relacionada ao meio ambiente de referência."

Dória ressaltou o aspecto promissor das células de combustível.

Segundo o engenheiro, trata-se de um dos mais promissores dispositivos para melhoria do rendimento e redução do impacto ambiental.

"Nesse processo não há queima de combustível. A célula converte a energia química do combustível diretamente em eletricidade. Já existem navios em que os motores auxiliares são substituídos por células de combustível," afirma.

Tecnologias podem reduzir emissão de poluentes por navios
Os flaps de popa nos propulsores dos navios permitel uma redução de consumo de óleo de cerca de 5%.
[Imagem: O Rourke, 2006]

Pipas para navios

Em uma das simulações, Dória avaliou o uso de flaps de popa nos propulsores dos navios. "A medida já foi aplicada em algumas embarcações e, em conjunto com outras inovações da hélice propulsora, pode possibilitar uma redução de consumo de óleo de cerca de 5%", calcula.

Outra situação em que comprovadamente há possibilidade de redução no consumo de combustível é o aproveitamento da energia eólica.

Testes demonstram reduções de até 30% de consumo de óleo com o uso de modernas pipas, projetadas para navios em determinadas rotas com ventos favoráveis.

"As pipas para navios são estruturas flexíveis, semelhantes aos pára-quedas, que funcionam como grandes velas movidas pela alta velocidade dos ventos, em alturas de aproximadamente 200 metros acima do nível do mar, e que podem causar uma força de tração representativa aos navios. Trata-se também de uma tecnologia reconhecidamente já testada em navios de grande porte com bons resultados", garante.

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