Espaço

Lançado novo telescópio espacial para observar Universo em raios X

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/12/2021

Lançado novo telescópio espacial para observar Universo em raios X
O observatório conta com três telescópios funcionando de forma coordenada.
[Imagem: NASA]

Polarização dos raios X

Foi lançado nesta madrugada um novo telescópio para estudar alguns dos objetos mais exóticos do Universo.

O telescópio IXPE, sigla para Explorador para Imageamento por Polarimetria de Raios X, é resultado de uma parceria da NASA e da Agência Espacial Italiana.

O objetivo da missão é estudar o estado de polarização da luz originada de fontes astrofísicas para tentar compreender a produção de raios X em corpos celestes como estrelas de nêutrons e nebulosas, bem como de buracos negros estelares e supermassivos.

É a primeira missão dedicada a medir a polarização dos raios X - polarização é uma característica da luz que carrega informações sobre de onde a luz vem e por onde ela passa.

Os três telescópios de raios X do observatório são dotados de detectores 100 vezes mais sensíveis do que os polarímetros já enviados ao espaço, além de captarem simultaneamente medições espectrais, espaciais e temporais.

Preenchendo as lacunas

A missão e toda a sua carga científica fundamentam-se sobretudo no telescópio de raios X Chandra, o carro-chefe da NASA na observação de raios X.

A ideia é complementar a capacidade de observação do Chandra com um telescópio menor, muito mais barato e especializado nos objetos que mais têm chamado a atenção da comunidade científica desde que aquele telescópio maior foi projetado.

Entre os objetivos da missão estão:

• Determinar a geometria e o mecanismo de emissão de núcleos galácticos ativos e microquasares;
  • descobrir a configuração do campo magnético de magnetares e determinar a magnitude dos seus campos magnéticos;
  • descobrir o mecanismo para a produção de raios X em pulsares (tanto isolados como de acreção) e sua geometria;
  • determinar como as partículas são aceleradas nas nebulosas de vento de pulsar (uma nebulosa gerada pelo vento de um pulsar).

As primeiras operações do IXPE estão programadas para começar em janeiro.