Espaço

Telescópio para fotografar exoplaneta mais próximo de nós

Da New Scientist - 25/10/2016

Telescópio especial para fotografar exoplaneta habitável vizinho
Sendo construído com um objetivo específico, o telescópio poderá ser muito simples.
[Imagem: Project Blue/Divulgação]

Projeto Azul

Uma equipe de astrônomos, empresários e filantropistas lançou uma campanha ambiciosa para tirar a primeira foto do exoplaneta Próxima b, o planeta extrassolar mais próximo de nós e que tem boas chances de apresentar temperaturas similares às da Terra.

Os idealizadores do Projeto Azul esperam lançar ao espaço um telescópio do tamanho de uma máquina de lavar roupa construído especialmente para fotografar Alfa Centauro, o sistema estelar mais próximo do nosso Sistema Solar.

Embora Alfa Centauro esteja relativamente próximo, não existem telescópios capazes de capturar uma imagem de boa qualidade de seus planetas.

Isto porque Alfa Centauro contém duas estrelas brilhantes, cuja luz confunde todos os telescópios atuais, impedindo-os de tentar focar nos planetas.

Telescópio especial para fotografar exoplaneta habitável vizinho
Esta é uma simulação de como o telescópio especial poderá fotografar os planetas ao redor das estrelas de Alfa Centauro.
[Imagem: Project Blue/Divulgação]

Telescópio customizado

A equipe do Projeto Azul planeja construir um telescópio sob medida para esse sistema, capaz de suprimir a luz das duas estrelas.

Isto permitirá que seus planetas - incluindo o Próxima b - sejam vistos diretamente.

A expectativa é que as imagens mostrem cada mundo como um pequeno ponto, com informações suficientes para uma análise que poderá revelar sinais de uma atmosfera - e, eventualmente, de condições de vida.