Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Touchpad flexível passa toques da tela para o braço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/08/2016

Touchpad flexível passa toques da tela para o braço
A interface se conforma a qualquer superfície, podendo ser esticada sem perder a funcionalidade.
[Imagem: Chong-Chan Kim et al. - 10.1126/science.aaf8810]

Tela que estica

Um touchpad que pode ser esticado e se conforma perfeitamente a superfícies irregulares pode oferecer alternativas às telas sensíveis ao toque para atividades que vão dos jogos eletrônicos à anotação de pequenos recados ou rascunhar desenhos.

O dispositivo continua funcionando mesmo quando é esticado para mais de 1.000% de sua área normal, o que é promissor para o uso de grandes superfícies para interação entre vários usuários ou para fazer desenhos maiores ou escrever textos mais longos. Versões similares, que transformam a pele em um touchpad, são limitadas à área da mão ou do braço.

Embora vários tipos de condutores - nanotubos de carbono e nanofios metálicos, por exemplo - venham sendo explorados para a construção de touchpads elásticos para computadores de vestir, todos são baseados em materiais duros, que limitam a qualidade do resultado final.

Interface de hidrogel

Para resolver essa deficiência, Chong-Chan Kim e seus colegas da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, desenvolveram um touchpad feito de hidrogel, uma rede de polímeros hidrofílicos que são muito macios, flexíveis e podem ser esticados.

Eles usaram um hidrogel de poliacrilamida contendo sais de cloreto de lítio, que agem como condutor elétrico e ajudam a manter a água no hidrogel.

Eletrodos nas extremidades da folha de hidrogel mantêm o material energizado, criando um campo eletrostático uniforme em todo o painel. Quando um dedo toca na superfície, fecha-se o circuito dentro do hidrogel, permitindo que a corrente flua das duas extremidades até o ponto do toque, o que é monitorado por sensores localizados nos cantos dos eletrodos.

Kim desenvolveu também uma placa controladora, que facilita a comunicação entre o painel de toque iônico e o computador.

Touchpad flexível passa toques da tela para o braço
Esquema de funcionamento do painel de toque iônico.
[Imagem: Chong-Chan Kim et al. - 10.1126/science.aaf8810]

Antissecante

A equipe demonstrou a funcionalidade do touchpad flexível fazendo desenhos simples, escrevendo palavras, tocando um simulador de piano e em vários jogos, como Angry Birds.

Contudo, ainda há trabalho a ser feito. Após 100 ciclos de uso, a resistência do dispositivo começa a aumentar ligeiramente, o que os pesquisadores acreditam se dever à evaporação da água do gel. Eles agora vão trabalhar em um revestimento que possa oferecer uma solução para essa deficiência.

Bibliografia:

Artigo: Highly stretchable, transparent ionic touch panel
Autores: Chong-Chan Kim, Hyun-Hee Lee, Kyu Hwan Oh, Jeong-Yun Sun
Revista: Science
Vol.: 353 Issue 6300 - 682-687
DOI: 10.1126/science.aaf8810
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Interfaces
  • Telas e Monitores
  • Computadores
  • Polímeros

Mais tópicos