Plantão

Discovery finalmente parte para sua última missão

Discovery finalmente parte para sua última missão
A principal estrela desta que é a última missão do ônibus espacial Discovery é primeiro astronauta robô, chamado Robonauta.[Imagem: NASA]

Depois de uma série de contratempos, que incluíram a descoberta de rachaduras no tanque principal, o ônibus espacial Discovery foi lançado rumo à Estação Espacial Internacional.

E as coisas não foram tão limpas quanto se desejava. Ao fechar a porta de acesso dos astronautas, os técnicos quebraram um pedaço da cobertura de proteção da nave.

Não é a primeira vez que isto acontece. Tanto que os técnicos já tinham consigo um kit de reparos, que permitiu que o pequeno buraco fosse tapado com uma massa de cura rápida - em 30 minutos tudo estava como novo.

A seguir, um problema com um computador gerou um alerta de "No Go" minutos antes do lançamento, mas que foi resolvido a tempo.

Robô astronauta

Inicialmente prevista para 5 de Novembro de 2010, esta que é a última missão do Discovery tem como principal estrela o primeiro robô astronauta, chamado Robonauta.

Ao contrário dos tripulantes humanos que viajaram hoje, o Robonauta vai se tornar um tripulante permanente da Estação Espacial, não havendo planos de trazê-lo de volta.

Também ainda não há uma data prevista para que ele seja retirado de sua embalagem e montado, o que deverá ocorrer "provavelmente vários meses após chegar", segundo a NASA.

O objetivo do astronauta robô é apenas de demonstração. Os engenheiros planejem que futuras versões possam ajudar os astronautas a fazer reparos ou a realizar experimentos científicos. O Robonauta é um astronauta da cintura para cima, já que ele não tem pernas.

Veja todos os detalhes sobre o Robonauta nas reportagens NASA e GM juntam-se para transformar Robonauta em robô operário e NASA está desenvolvendo robô humanoide.

Voos privados

O ônibus espacial Discovery está levando também um novo laboratório para ser montado na Estação Espacial Internacional e um sistema de navegação a laser para as naves Dragon, da empresa SpaceX.

Veja todos os detalhes da missão, incluindo as caminhadas espaciais, na reportagem Discovery levará robô astronauta para Estação Espacial.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas