Meio ambiente

Um sabão biológico para deixar também a natureza mais limpa

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/07/2021

Biossurfactante ananatosídeo
A equipe já está trabalhando para adaptar o processo de síntese dos ananatosídeos para a indústria.
[Imagem: Maude Cloutier et al. - 10.1039/D1SC01146D]

Biossurfactantes

Químicos canadenses anunciaram a descoberta de uma substância que promete nada menos do que tornar os sabões mais "limpos" - em termos ambientais.

Maude Cloutier e seus colegas criaram um biossurfactante - um surfactante é o principal ingrediente ativo de sabões, sabonetes, detergentes e xampus.

Enquanto os surfactantes usados pela indústria são derivados do petróleo, o biossurfactante é sintetizado por bactérias, o que o torna um produto facilmente degradável.

Alguns dos biossurfactantes mais seguros para os seres humanos - e com melhor biodegradabilidade - são baseados em moléculas chamadas ramnolipídios. Mas há um problema: Essas substâncias são feitas pela Pseudomonas aeruginosa, uma bactéria patogênica prejudicial ao homem.

"Se quisermos obter todos os benefícios dos ramnolipídeos, precisamos cultivar essas bactérias patogênicas em grande escala. E, como isso é um risco para a saúde, a indústria está procurando alternativas," explicou o professor Charles Gauthier.

A equipe encontrou substâncias similares aos ramnolipídeos na Pantoea ananatis, uma bactéria não patogênica, e então desenvolveu uma técnica para sintetizar quimicamente essas moléculas, que foram batizadas de ananatosídeos.

A indústria já está demonstrando interesse por esses novos biossurfactantes porque o processo de síntese é simples e passível de ser escalonado para fabricação em escala industrial.

Em preparação para essa tradução do laboratório para a indústria, a equipe já está trabalhando para tornar a substância mais estável.

Artigo: Total synthesis, isolation, surfactant properties, and biological evaluation of ananatosides and related macrodilactone-containing rhamnolipids