Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Sons em Marte viajam em duas velocidades diferentes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/04/2022

Sons em Marte viajam em duas velocidades diferentes
O microfone no mastro faz parte do instrumento científico SuperCam. O microfone na lateral foi projetado para capturar os sons de entrada, descida e aterrissagem do robô.
[Imagem: NASA/JPL-Caltech]

Velocidade do som em Marte

Ao colocarem dois microfones a bordo do robô Perseverance para gravar os sons em Marte, cientistas tiveram duas surpresas.

A primeira é que, em Marte, reina um silêncio quase absoluto na maior parte do tempo.

A segunda é que, quando algum som se propaga pelo planeta vermelho, ele pode fazer seu caminho pela atmosfera em duas velocidades diferentes.

"É um novo senso de investigação que nunca usamos antes em Marte," disse Sylvestre Maurice, astrofísico da Universidade de Toulouse, na França, e principal autor do estudo. "Espero que venham muitas descobertas, usando a atmosfera como fonte de som e meio de propagação."

A maioria dos sons analisados foi gravada pelo microfone da SuperCam, a câmera montada no mastro do rover. Mas os pesquisadores analisaram também alguns sons gravados por outro microfone, montado no chassi do robô.

Além do som ambiente, os microfones gravaram os sopros que uma ferramenta chamada gDRT (sigla de ferramenta de remoção gasosa de poeira), que sopra aparas das rochas que o rover raspou para examinar, e os sons do helicóptero Ingenuity.

Duas velocidades do som

Os dados mostram que a velocidade do som em Marte é mais lenta do que na Terra e que essa velocidade varia com o tom (ou frequência) do som.

Na Terra, os sons normalmente viajam a 343 metros por segundo. Mas, em Marte, sons de baixa frequência viajam a cerca de 240 metros por segundo, enquanto sons de alta frequência se movem a 250 metros por segundo.

Segundo a interpretação da equipe, essas velocidades variáveis do som no planeta vermelho são um efeito da atmosfera fina e fria de dióxido de carbono.

Outro efeito dessa atmosfera rarefeita é que os sons se propagam menos, viajando apenas uma curta distância: Na Terra, o som pode diminuir após cerca de 65 metros; em Marte, sua intensidade cai depois de apenas 8 metros, com os sons agudos já sendo completamente perdidos a essa distância.

Outra característica marcante revelada pelas gravações é o silêncio quase absoluto que parece prevalecer em Marte na maior parte do tempo. "Em algum momento, pensamos que o microfone estivesse quebrado, é tão quieto," disse Maurice.

Bibliografia:

Artigo: In situ recording of Mars soundscape
Autores: S. Maurice, B. Chide, N. Murdoch, R. D. Lorenz, D. Mimoun, R. C. Wiens, A. Stott, X. Jacob, T. Bertrand, F. Montmessin, N. L. Lanza, C. Alvarez-Llamas, S. M. Angel, M. Aung, J. Balaram, O. Beyssac, A. Cousin, G. Delory, O. Forni, T. Fouchet, O. Gasnault, H. Grip, M. Hecht, J. Hoffman, J. Laserna, J. Lasue, J. Maki, J. McClean, P.-Y. Meslin, S. Le Mouélic, A. Munguira, C. E. Newman, J. A. Rodríguez Manfredi, J. Moros, A. Ollila, P. Pilleri, S. Schröder, M. de la Torre Juárez, T. Tzanetos, K. M. Stack, K. Farley, K. Williford
Revista: Nature
DOI: 10.1038/s41586-022-04679-0
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Marte
  • Exploração Espacial
  • Robôs Espaciais
  • Sensores

Mais tópicos