Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Sistema detecta câmeras e filmadoras digitais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/06/2006

Sistema detecta câmeras e filmadoras digitais

Você certamente sabe que é proibido tirar fotos em museus e na maioria dos prédios históricos. Assim como fazer filmagens no interior de cinemas e teatros. Bom, mas parece que nem todo mundo sabe; ou, pelo menos, "se esquece" da proibição.

Agora pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia, Estados Unidos, acreditam ter inventado um sistema que "lembrará" os espertinhos. O sistema emprega equipamentos normalmente encontrados no comércio - juntos, eles conseguem rastrear, localizar e neutralizar câmeras fotográficas e filmadoras.

O conjunto - formado por sensores, lâmpadas, projetor e computador - localiza os sensores das câmeras digitais, chamados CCD, detectando seu formato e sua refletividade. O coração do sistema está nos algoritmos de detecção, que rodam no computador.

Embora o protótipo só funcione em áreas bem pequenas, os pesquisadores acreditam que seu sistema de detecção de câmeras poderá ter dois usos principais: na proteção de áreas comerciais e recintos culturais contra fotografias e filmagens clandestinas e no combate à pirataria de filmes, cujas imagens são capturadas no interior de cinemas.

O sistema funciona graças a uma propriedade particular do CCD: ele é retroreflexivo, ou seja, ele envia a luz diretamente de volta à sua origem, ao invés de espalhá-la, como acontece em uma superfície metálica, por exemplo.

O protótipo utiliza luz visível e câmeras comuns para detectar a luz refletida, mas um sistema comercial deverá utilizar lasers infravermelhos e transistores fotodetectores. Assim que o sensor é detectado, um feixe de luz é direcionado diretamente para o CCD, inutilizando a imagem que ele está capturando.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Visão Artificial
  • Software e Programação
  • Imagens 3-D

Mais tópicos