Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Vento, Sol e Biomassa

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/01/2003


Pesquisar a viabilidade técnica e financeira de três grandes fontes de energia alternativa para o Brasil. Esse é o desafio do Fundo Setorial de Energia Elétrica (CT- Energ) para este ano. O Comitê Gestor do Fundo aprovou a elaboração de estudos que levem ao desenvolvimento tecnológico de formas de utilização do potencial eólico, solar e de biomassa. "Hoje, essas três fontes representam pouco na matriz energética brasileira, mas são potencialmente importantes como fontes alternativas", comenta o secretário-técnico do CT- Energ e consultor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Gilberto Jannuzzi.

Ele explica que a função do CGEE é investigar opções de desenvolvimento tecnológico para o país. Assim, o Centro investe na elaboração de estudos e pesquisas que possam, reunidas, apontar caminhos para o desenvolvimento de novas tecnologias ou melhor utilização das já existentes. "O esforço é não só localizar pesquisadores, mas discutir soluções com pequenas e médias empresas, juntamente com concessionárias de energia elétrica que também investem em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento", esclarece.

Jannuzzi disse ainda que a busca por novas fontes de energia vai significar a regionalização de iniciativas - já que os "mananciais" estão dispersos pelo país - e a geração de novos empregos.

A partir de março deste ano, o CT-Energ vai reunir especialistas (pesquisadores, pequenos empresários e representantes das comunidades envolvidas) em grandes seminários regionais para discutir as melhores fontes alternativas (convencionais ou não) para cada localidade. A idéia é reunir o maior número possível de dados e informações e verificar as possibilidades de desenvolvimento tecnológico em cada uma das áreas.

"As pesquisas sobre energia alternativa estão muito dispersas e, embora tenhamos estudos de excelente qualidade, precisamos articular melhor as alternativas, para que possamos definir prioridades e desenvolver ações conjuntas", explica Jannuzzi. Além dos seminários regionais, o CGEE vai promover visitas a Centros de Pesquisas e reuniões com fabricantes de equipamentos e empresas de energia.



Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Políticas de Ciência e Tecnologia

Mais tópicos