Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Novo avião é alimentado unicamente por hidrogênio líquido

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/07/2005

Novo avião é alimentado unicamente por hidrogênio líquido

A empresa norte-americana AeroVironment anunciou ter testado com sucesso o primeiro avião do mundo movido exclusivamente por hidrogênio líquido. O avião é do tipo não-tripulado, destinado a missões de longa duração, voando em altitudes elevadas.

O pequeno protótipo, batizado de Global Observer, tem apenas 4,5 metros de envergadura de asas. Apesar de ter feito dois vôos de uma hora de duração cada um, a empresa anunciou que, quando seus tanques forem totalmente carregados, o avião pode voar ininterruptamente durante 24 horas.

Mas a empresa planeja ir bem além: ela anunciou que, dentro de dois anos, o Global Observer será capaz de voar continuamente por uma semana, transportando uma carga útil de 450 quilos e voando a 20.000 metros de altitude.

Apesar de ter anunciado que a grande inovação do novo avião é o funcionamento inteiramente baseado em hidrogênio líquido, a AeroVironment afirmou ao site Inovação Tecnológica, por email, que não pode dar nenhuma declaração adicional sobre a tecnologia, por se tratar de segredo industrial.

A empresa é a mesma que construiu o Helios, o avião solar da NASA, que se partiu ao meio no ano passado, caindo no Oceano Pacífico.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Hidrogênio
  • Aviões
  • Células a Combustível

Mais tópicos