Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Máquina que produz energia limpa infinita será apresentada hoje

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/07/2007

Máquina que produz energia limpa infinita será apresentada hoje

[Imagem: Steorn]

Lei de conservação de energia

Ainda não foi ontem. Mas talvez seja hoje.

Alegando problemas técnicos, a empresa irlandesa Steorn adiou para hoje a apresentação pública da sua máquina magnética capaz de fornecer energia limpa infinita (veja Moto-contínuo: empresa lança desafio à comunidade científica).

Segundo o proprietário da empresa, Sean McCarthy, a sua máquina de energia infinita, batizada de Orbo, "produz energia consistentemente, indo contra a lei de conservação de energia que estabelece que a energia não pode ser criada ou destruída."

Além de uma apresentação ao vivo no site da empresa, um exemplar da Orbo estará em exposição em uma pequena galeria de arte de Londres, chamada Kinetica Museum.

A apresentação consistirá em fazer girar um disco de policarbonato transparente sem utilizar nenhum tipo de energia externa - somente a energia gerada pela própria máquina. O feito, conforme anúncio da empresa, poderá ser acompanhado de vários ângulos.

Avaliação científica

Mesmo que o anúncio da demonstração esteja causando um verdadeiro furor na imprensa, a Steorn não manteve a Orbo exatamente escondida. Em 18 de Agosto de 2006 a empresa publicou um anúncio na conceituada revista The Economist, colocando seu moto contínuo à disposição dos cientistas, para que eles pudessem analisar e verificar o funcionamento da máquina.

Milhares de pesquisadores ao redor do mundo se candidataram, mas a empresa selecionou apenas 22, cujos nomes não foram divulgados. Os testes começaram em Janeiro de 2007 e não há data prevista para o término.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Biocombustíveis
  • Hidrogênio
  • Geração de Energia

Mais tópicos