Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Projeto Oxygen revela novas tecnologias para a Informática

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/07/2002


Quando foi fundado, há dois anos atrás, o Projeto Oxygen, do MIT, se propunha a criar uma nova forma de computação e comunicação: um ambiente centrado no ser humano, não em máquinas, que seja transparente ao usuário podendo, desta forma, estar em todo lugar, o tempo todo. As discussões havidas por ocasião de seu segundo aniversário mostraram que os pesquisadores avançaram muito no caminho proposto.

Criado como uma associação entre o Laboratório de Ciências da Computação e o Laboratório de Inteligência Artificial, ambos do MIT, além de seis grandes empresas privadas, o Projeto Oxygen é financiado pela Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA). Seu objetivo é tornar a computação e a comunicação tão abundantes e naturais de se usar quanto o oxigênio do ar, liberando as pessoas dos jargões técnicos, teclados, mouses e quaisquer outros dispositivos especializados. Computação e comunicação deverão estar ao alcance das pessoas quando elas necessitarem, onde quer que eles estejam.

Os pesquisadores têm se ocupado da criação de tecnologias de visão automatizada e reconhecimento de voz que possibilitarão aos humanos se comunicarem naturalmente com os computadores, da mesma forma que eles fazem com outras pessoas. Eles estão desenvolvendo redes descentralizadas e arquitetura de hardware e software robustas que disponbilizam recursos para usuários móveis, nas mais variadas condições operacionais. Os cientistas estão também desenvolvendo mecanismos de segurança e privacidade para a proteção das informações pessoais.

"O tema atual do Oxygen é a integração." disse o Professor Victor Zue, um dos líderes do projeto. "Por exemplo, técnicas de voz e visão são usadas conjuntamente para reconhecer uma pessoa e para permitir o entendimento do falar e dos gestos. Igualmente, suporte a redes sem fio e sem localização determinada, além de protocolos de segurança, são utilizados para permitir a troca segura de informações entre usuários móveis."

As novas tecnologias demonstradas incluem:

  • Sistemas de conversação multilíngüe que podem reconhecer, entender e responder a solicitações faladas naturalmente. O sistema pode ser configurada para lidar rapidamente com diálogos complexos e permitir aos usuários obter informação tal como previsão do tempo em Tóquio ou condições do tráfego em Nova Iorque.
  • Sistema integrado de voz e visão que utiliza conjuntos de câmeras e microfones para detectar a localização do usuário, captar a posição de seus braços, eliminar os ruídos do ambiente e responder a uma grande combinação de gestos, como indicar ou apontar, e comandos de voz, como "Tire isso daqui." ou "Mostre-me o vídeo nesta tela.".
  • Sistemas que integram tarefas de software para auxiliar tarefas específicas definidas pelo usuário. Por exemplo, uma sala inteligente equipada com reconhecimento de voz, vídeo e detector de movimento, poderá automaticamente gravar e lembrar eventos em reuniões, monitorando e respondendo a questões que fluem normalmente na interação entre os membros participantes do grupo.
  • Ferramenta de desenho que entende dispositivos mecânicos simples, à medida em que eles são rabiscados em um bloco ou quadro branco. Livre do mouse, menus e ícones, os usuários podem desenhar, simular, modificar e testar o desenho de elementos da mesma forma que um desenhista profissional.
  • Sistema de localização e descoberta de recursos que possam permitir ao usuário o acesso a computadores, impressoras e serviços remotos apenas descrevendo o serviço desejado, ao invés de lembrar endereços codificados de computadores. Transmissores de rádio-freqüência montados no teto permitem a localização de usuários dentro do prédio, possibilitando ao sistema atender a comandos do tipo "Imprima este desenho na impressora mais próxima.".
  • Uma rede sem fios segura e auto-configurável que permite aos usuários móveis comunicar-se espontaneamente com dispositivos portáteis e trocar informações entre si, utilizando múltiplos protocolos de rede sem a necessidade de pontos de acesso ou intervenção de provedores de serviços.
  • Arquiteturas de hardware e software que determinam e implementam a melhor alocação de recursos para aplicações de multimídia. Estas arquiteturas otimizam o uso dos circuitos dos computadores e do gastos de energia, ao mesmo tempo em que aumentam o desempenho e diminuem o custo de dispositivos portáteis que conectam usuários móveis às redes Oxygen.
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Realidade Virtual
  • Inteligência Artificial
  • Computadores
  • Simuladores

Mais tópicos