Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

NASA mostra o computador dos astronautas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/08/2002

NASA mostra o computador dos astronautas

Procurando por um acessório topo de linha? Talvez você já possa começar a vestir seu computador.

A engenheira Ann Devereaux, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, está desenvolvendo um dispositivo de comunicação pessoal, chamado Wearable Augmented Reality Prototype (Warp) ("protótipo pessoal de realidade ampliada"). O computador, ativado pela voz, permite acesso instantâneo a comunicação de voz, dados, imagens, vídeo, pessoas e até relatórios técnicos.

"É como ter um computador o tempo todo com você." disse Devereaux. Para os astronautas, já é trivial a utilização de laptops, devido à sua portabilidade. O computador "de vestir" vai um passo adiante ao desempenhar tarefas similares, com menos peso e muito menos complexidade, deixando o operador com as mãos livres para outras tarefas. Isto significa conveniência na comunicação e acesso a informação enquanto se trabalha em locais como a Estação Espacial Internacional. Com um pouco mais de aprimoramento, controladores e pilotos de aviões e trabalhadores da indústria poderão também desfrutar da novidade.

Embora a tecnologia do equipamento já esteja praticamente pronta, os engenheiros ainda discutem a forma do aparelho. Afinal, ele deve ser essencialmente prático, de forma a se encaixar no operador como uma roupa. O desenho atual consiste de uma pequena caixa que pode ser colocada no cinto. Um fone de cabeça integra fone de ouvido, microfone e tela de cristal líquido, colocada diretamente à frente do olho.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Realidade Virtual
  • Computadores
  • Exploração Espacial
  • Imagens 3-D

Mais tópicos