Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Inventada a Máquina dos Sonhos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/08/2002


Esqueça tudo o que você já ouviu falar de realidade virtual. Câmeras próximas aos olhos, telas curvas, cavernas virtuais etc.. Simplesmente porque nenhum aparato inventado pelo homem poderá reproduzir algo que já está pronto: nosso cérebro.

E nós já criamos realidades virtuais naturalmente. Quando? Enquanto dormimos e... sonhamos. O sonho é a face mais acabada da realidade virtual. A única questão a ser resolvida é como comandar os sonhos. Se você puder escolher exatamente o que sonhar, pronto. Você poderá voar, bater um papo com seu autor predileto, tocar em dueto com Mozart ou coisas um pouco mais picantes.

O aparelho que promete tudo isto já está a venda. Por exatos US$275,00.

Trata-se de uma máscara, chamada NovaDreamer. A máscara parece-se com aquelas utilizadas para se dormir em aviões. Com a diferença de que a NovaDreamer é dotada de um microprocessador.

A NovaDreamer detecta quando você entrou em estado de sono profundo através do movimento dos seus olhos. Sensores montados sob a máscara sentem os movimentos e informam ao processador. Quando este recebe os sinais que ele reconhece como sendo seu sono profundo, ele emite suaves sinais suficientes para avisá-lo de que você está sonhando, mas fracos o suficiente para não acordá-lo.

Os sinais de aviso podem ser sonoros ou luminosos, de diversos padrões à escolha do usuário. No início pode ser necessário algum ajuste até que se encontre o ponto certo. É como ter um despertador que o acorda para os sonhos. Ao saber que está sonhando, abre-se um mundo de possibilidades. O restante fica por conta da sua imaginação.

Uma porta serial permite que o dispositivo seja conectado diretamente ao PC. Os dados disponíveis para upload incluem quantas vezes a máscara tentou acordá-lo para os sonhos, horários etc.

Acompanham dois manuais para ensiná-lo a teoria e a prática do sonho lúcido. Além da promessa da devolução do dinheiro caso você não fique satisfeito. Boa sorte!

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Realidade Virtual
  • Imagens 3-D
  • Holografia
  • Telas e Monitores

Mais tópicos