Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Escolhido método de reconhecimento de face para o padrão MPEG-7

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/01/2004

Escolhido método de reconhecimento de face para o padrão MPEG-7

O Comitê MPEG ("Moving Picture Experts Group") anunciou a escolha da proposta feita conjuntamente pela Samsung e pela NEC como padrão para reconhecimento de face no novo padrão MPEG-7, que deverá ser oficialmente divulgado em 2.004.

O padrão MPEG-7 fornecerá um conjunto padronizado de ferramentas para descrever conteúdos multimídia. Atualmente não há um padrão para o reconhecimento facial que possa ser utilizado como ferramenta para a identificação de pessoas. Segundo o Comitê, a proposta foi escolhida em razão da precisão, velocidade e tamanho dos arquivos descritivos.

Referido como MPEG-7 AFR ("Advanced Face Recognition Descriptor": Descritor Avançado de Reconhecimento de Face), a tecnologia é um método de descrição das características faciais em imagens paradas ou em movimento. Características faciais podem ser descritas como metadados, possibilitando uma grande variedade de aplicações multimídia, como a recuperação instantânea de uma cena a partir de um grande arquivo ou a escolha de uma cena de ação tendo uma face humana como elemento de busca.

Por meio da adoção da tecnologia como um padrão internacional, será possível a montagem dos sistemas de arquivos com funções de busca e recuperação de cenas utilizando faces como chave de consulta.

Em comparação com os sistemas atuais, a nova tecnologia diminui os erros de identificação em cerca de 88%. Além disso, ela executa até um milhão de buscas por segundo utilizando um PC convencional, o que torna possível encontrar-se uma pessoa em um vídeo de 24 horas em apenas um segundo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Visão Artificial
  • Software e Programação
  • Computadores
  • Imagens 3-D

Mais tópicos