Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Novo sistema de visão artificial transforma imagens em linguagem de computador

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/05/2004


Pesquisadores da Universidade de Calgary (Canadá) estão utilizando o hóquei para testar e desenvolver novas técnicas de visão artificial. Comparados com os humanos, os computadores são extremamente primitivos quando têm que lidar com a coleta visual de informações. Elementos triviais para nós, como movimento, textura, profundidade e cor, por exemplo, são muito difíceis de serem implementados por software.

"Computadores podem fazer de tudo quando se trata de gravar e manipular dados visuais, mas interpretar esses dados de forma a se aproximar da visão é algo extremamente complexo," explica o Dr. Jeffrey Boyd.

O Dr. Boyd e três de seus alunos construíram um protótipo de uma câmera inteligente que um dia poderá ser utilizada para transmitir eventos de esportes ao vivo ou mesmo se constituir em um sistema de segurança que funcione independentemente de monitoramento humano.

A câmera se integra a um sofisticado programa de computador para formar um sistema que converte o movimento em uma linguagem de computador.

Até hoje, a conversão de dados visuais em dados digitais sempre se baseou em pesados recursos de processamento. Mas o novo sistema se responsabiliza totalmente pelo processamento, permitindo que ele compartilhe informações visuais com PCs comuns através de uma conexão de rede.

Como o sistema constrói um diagrama dos eventos sendo filmados, os pesquisadores acreditam que até mesmo telefones celulares poderão um dia receber a transmissão de eventos ao vivo, já que, ao contrário do vídeo, que requer grande largura de banda para transmissão, os esquemas ou diagramas construídos pelo novo sistema podem ser transmitidos rapidamente.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Visão Artificial
  • Software e Programação

Mais tópicos