Informática

Programa simula funcionamento dos olhos e cérebro de insetos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/09/2006

Programa simula funcionamento dos olhos e cérebro de insetos

Mesmo com as melhores câmeras digitais disponíveis, os fotógrafos continuam sofrendo com aquele velho problema de fotografar contra um fundo claro - uma pessoa de costas para uma janela, por exemplo. Ou a foto captura a pessoa - com a janela aparecendo como um brilho intenso e disforme - ou captura a imagem lá fora - com a pessoa aparecendo como uma silhueta escura.

Agora, o cientista Russell Brinkworth, da Universidade de Adelaide, Austrália, conseguiu resolver esse problema. Ele começou capturando imagens diretamente do cérebro de insetos. "Mesmo o minúsculo cérebro de um inseto pode superar qualquer sistema de visão artificial existente," diz ele.

Como os humanos, os insetos também conseguem enxergar detalhes em cenas que possuem áreas iluminadas e escuras ao mesmo tempo. As câmeras fotográficas utilizam uma média de luz para controlar o brilho da imagem. Só que essa técnica não funciona quando algumas partes da cena são muito mais brilhantes do que outras, como no caso de uma pessoa de costas para uma janela, por exemplo.

"Na natureza, as células individuais dos olhos se ajustam para uma parte da imagem de forma independente, a fim de capturar a maior quantidade de informação possível da cena," diz o pesquisador.

Lendo diretamente as informações a partir das células do cérebro dos insetos, Brinkworth e seus colegas foram capazes de construir um programa de computador que simula todo o trabalho feito pelos olhos e pelo cérebro dos animais. O resultado é uma imagem sem os problemas de contraste apresentados pelas câmeras tradicionais.

O programa resolve um problema muito comum em câmeras de vigilância, nas quais as condições de iluminação variam muito. Mas o programa também pode ser aplicado a fotos e filmes já feitos, melhorando sua qualidade.

Os cientistas agora querem embutir o seu programa em um chip dedicado, que poderá ser incluído no circuito normal de uma câmera. Colocando esse chip entre o sensor das câmeras fotográficas e o conversor digital, as câmeras finalmente poderão conseguir produzir cenas com todos os detalhes, sem brilhos excessivos ou áreas escuras.