Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Da Realidade Virtual para a Eternidade Virtual

Paul Francuch - 26/03/2007

Da Realidade Virtual para a Eternidade Virtual

Da ficção para a realidade

Imagine-se travando um diálogo com Isaac Newton ou com Albert Einstein sobre a natureza do universo, onde suas representações tridimensionais de tamanho real olham você em seus olhos, examinam sua linguagem corporal, consideram as nuances da voz e a fraseologia de suas questões, e então lhe respondem de uma forma que é tão real que você pode jurar que as imagens estão vivas.

Esta é uma cena de abertura de um episódio da série de TV Jornada nas Estrelas, de quase uma década e meia atrás.

No mundo real, um novo projeto de pesquisas que será feito conjuntamente pelas universidades de Illinois e da Flórida, ambas nos Estados Unidos, poderá brevemente tornar essas conversações imaginárias uma realidade.

Inteligência Artificial, videogames e animação gráfica

A tecnologia dos videogames, da animação gráfica e da inteligência artificial fornecerão os elementos para que isso aconteça. A Fundação Nacional de Ciências (NSF) dos Estados Unidos está investindo meio milhão de dólares nesse projeto com três anos de duração, para que os pesquisadores ponham juntos esses elementos e criem a metodologia para tornar esses personagens virtuais uma realidade cotidiana.

"O objetivo é combinar inteligência artificial com os últimos avanços no processamento gráfico e na tecnologia de vídeo-games que nos permita criar arquivos históricos de pessoas além do que pode ser feito utilizando-se as tecnologias tradicionais como textos, áudio e filmes de vídeo," diz Jason Leigh, coordenador da pesquisa.

O Laboratório de Visualização Eletrônica, localizado na Universidade de Illinois, em Chicago, irá construir um estúdio de captura de movimentos estado- da-arte para digitalizar a imagem e o movimento de pessoas reais que passarão a viver em uma eternidade virtual através da realidade virtual.

Eternidade Virtual

O conhecimento dessas pessoas será arquivado em bases de dados. As vozes serão analisadas para se criar vozes sintetizadas virtuais mas que soem como naturais. Maneirismos serão estudados e utilizados na criação dos personagens virtuais 3D, conhecidos tecnicamente como avatares.

O professor Leigh afirma que sua equipe espera criar pessoas virtuais que respondem com um alto grau de reconhecimento das diferentes vozes e das várias formas frasais em que as questões podem ser construídas.

"Imagine um computador esperto o suficiente para fazer o avatar responder 'Você entende o que estou dizendo?' na forma natural com que os humanos comunicam-se entre si," diz Leigh. "Nós estamos tentando torná-lo tão natural quanto possível."

Avatar interativo

Realidade Virtual - Eternidade VirtualO responsável pelo teste do projeto será um pesquisador sênior da NSF conhecido pela riqueza de seu conhecimento institucional. Um estudante de graduação vai se tornar a sombra desse pesquisador por vários meses, coletando gravações de vídeo e voz. Sua presença será digitalmente reconstruída e as entrevistas utilizadas para colher seus conhecimentos serão armazenadas na base de dados. Isto irá permitir que o pessoal da NSF consulte seu equivalente virtual sempre que eles precisarem de sua sabedoria institucional.

O professor Leigh vislumbra um mercado comercial para a preservação de pessoas virtuais onde conhecimentos únicos ou críticos sejam vitais para a operação de corporações e outras instituições.

Os computadores mais poderosos e mais rápidos do futuro certamente aumentarão o realismo desses avatares interativos. Como eles serão utilizados é uma questão limitada apenas pela imaginação de cada um.

"O que é interessante para nós é como isto funciona em ciclos," diz Leigh. "Pesquisas em simulações e gráficos avançados resultaram na atual tecnologia de jogos de computador. Um monte de técnicas de realidade virtual que nós agora consideramos como coisa corriqueira em consoles de jogos como o Nintendo Wii ou em ambientes imersivos como Second Life vêm de laboratórios como o nosso. Agora, a próxima geração de tecnologia de jogos está estimulando novas aplicações para pesquisas na área de simulações e gráficos avançados que poderão beneficiar os videogames, assim como outros campos."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Realidade Virtual
  • Inteligência Artificial
  • Telas e Monitores
  • Imagens 3-D

Mais tópicos