Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Cola gruda e desgruda ao pressionar de um botão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/07/2006

Cola gruda e desgruda ao pressionar de um botão

Cientistas do Instituto Fraunhofer e da empresa Degussa, ambos na Alemanha, desenvolveram uma nova cola que obedece a comandos. Ao apertar de um botão, a cola une fortemente as peças; outro pressionar de botão, e as peças se descolam "magicamente".

Colar plásticos sempre foi um desafio, já que a maioria dos bons adesivos precisa de calor para endurecer. E o calor não é um parceiro muito amistoso para os plásticos em geral. Mas os cientistas têm feito progressos. Recentemente foi apresentado um adesivo que gruda plásticos de forma irreversível e até uma cola que pode ser desativada por meio de luz.

Agora, os cientistas criaram uma nova cola que cola quanto descola sem necessidade de uma fonte externa de calor e, mais importante, cola e descola conforme a necessidade. Eles utilizaram um material nanoestruturado chamado MagSílica, que pode ser estimulado com a emissão de ondas de alta freqüência.

"Sob a ação da alta freqüência, o adesivo endurece imediatamente, sem exposição a qualquer fonte externa de calor. Da mesma forma, a conexão do adesivo pode ser desfeita ao toque de um botão," explica o Dr. Andreas Hartwig, coordenador da pesquisa.

Usando o dióxido de silício como carga, os pesquisadores adicionaram-lhe nanopartículas super-paramagnéticas - um óxido de ferro, quimicamente falando. Ao aplicar ao material um campo magnético alternado, as partículas oscilam e aquecem internamente o adesivo, fazendo com que ele endureça em poucos segundos.

"O adesivo pode ser dissolvido de forma similar," explica Hartwig. "Nós expusemos o adesivo endurecido a outro campo magnético de alta freqüência. Esse campo tem a mesma freqüência daquele utilizado durante o endurecimento, mas com uma intensidade mais elevada." Para que a técnica funcione, pelo menos um dos componentes a serem ligados deve ser um não-condutor.

O adesivo reversível comprovou sua eficácia colando diversos tipo de materiais, em inúmeras combinações. A própria cola pode ser feita em várias formulações diferentes, já que são as nanopartículas que lhe dão sua característica especial.

Os cientistas não precisaram quando o novo adesivo reversível chegará ao mercado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Adesivos
  • Nanopartículas
  • Polímeros

Mais tópicos