Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Meio ambiente

Casa da Era Espacial: residência autônoma e segura contra catástrofes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/09/2004

Casa da Era Espacial  residência autônoma e segura contra catástrofes

Uma casa da era espacial. A imagem que esta frase gera na mente de nove entre dez pessoas tem muito a ver com os prédios futuristas do desenho animado Os Jetsons, que alimentou o sonho de muitas crianças que cresceram sob o alvoroço do início da exploração espacial.

Algumas dessas crianças, agora já bem grandinhas, engenheiros formados e trabalhando na Agência Espacial Européia, resolveram utilizar seus sonhos infantis para resolver um problema que não tem nada de brincadeira: construir casas de forma rápida e barata e que garantam segurança aos moradores de áreas sujeitas a terremotos e outras catástrofes naturais.

O projeto deu tão certo que a Alemanha está estudando a possibilidade de que a sua nova estação de pesquisas científicas na Antártica tenha seu projeto baseado nas casas da era espacial. Além da resistência, está pesando na escolha o fato de que o desenho das casas futuristas torna-as muito menos vulneráveis às condições extremamente variáveis do gelo polar.

Casa da Era Espacial  residência autônoma e segura contra catástrofes

[Imagem: ]

Quem é capaz de agradar até uma seguradora, não se apertaria com mais esse desafio. A Casa Espacial é autônoma em relação a serviços públicos.

Ela utiliza energia solar, bem como sistemas avançados de reciclagem e limpeza da água. Ainda está na prancheta, mas os cientistas agora querem incorporar também um sistema de eliminação de elementos patogênicos do ar do interior da residência.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Edifícios Inteligentes
  • Design

Mais tópicos